Os improvisados croquetes de Pojárski

Foto:Alamy/Photos

Foto:Alamy/Photos

Uma das maiores homenagens que podemos fazer a um companheiro é dar seu nome a um prato. A exemplo de diversos lugares do mundo, na Rússia os pratos tendem a receber o nome de pessoas ricas ou famosas. É o caso do estrogonofe, inspirado no Conde de Stroganov. Pensando assim, imaginei que os croquetes de Pojárski – um prato que vem sobrevivendo à guerra, à revolução e à perestroika como favorito das sucessivas gerações russas – tivessem sido assim nomeados em homenagem ao príncipe Dmítri Pojárski de Suzdal, um dos heróis da revolta patriótica contra a invasão Polonesa-Lituana, no século 17.

Viu no que dá não conhecer bem Púchkin? No século 18, o mais amado poeta russo, Aleksandr Púchkin, escreveu o seguinte conselho turístico e culinário a um amigo: “Faça uma pausa para o almoço / No Pojárski em Torjok / Experimente os croquetes fritos / E aproveite o seu dia.”

Pojárski foi uma famosa taberna gerenciada por um homem ambicioso de mesmo nome na agitada Torjok, rica cidadezinha mercantil conhecida por seus bordados e requintadas igrejas, que fica estrategicamente localizada ao longo do “Caminho Imperial” entre Moscou e São Petersburgo. 

Diz a lenda que o tsar Nikolai I parou em Pojárski para experimentar os famosos croquetes. Sem costeletas e sem um pedaço sequer de carne bovina em sua despensa, o dono do estabelecimento teria preparado às pressas os bolinhos com as sobras de caça e aves que tinha à mão.

Chamado pelo tsar, Pojárski teria confessado o que fez, envergonhado e temendo que o pior pudesse acontecer por ter desagradado o imperador, mas o monarca, extremamente bem-humorado e feliz com a deliciosa refeição, teria dado-lhe uma medalha. O prato foi colocado no cardápio imperial e Pojárski, empreendedor astuto, começou a ostentar o título de “Fornecedor da Corte Imperial”.

Mais de um século e meio depois, os croquetes de Pojárski, agora preparados com uma mistura de frango e vitela, continuam a ser indispensáveis nas festas da Rússia. Infelizmente, a receita exata e a pousada de Pojársky desapareceram no tempo, mas a escritora Elena Molokhovets, conhecida chef de cozinha russa, defende o uso de vinho Madeira no preparo da iguaria, embora outras especialistas sugiram ainda vodca, gim ou vinho branco seco. De qualquer maneira, os esforços para incrementar a receita são deliciosos: peru, perdiz ou coelho acrescentam nuances interessantes e são o contraponto perfeito para os acompanhamentos tradicionais, como cogumelos salteados e batatas.

Ingredientes:

• 1 e meio pão francês duro, sem casca, guardado por um ou dois dois dias e cortado em cubos de 2 cm

• 100 ml de creme de leite fresco

• 1 cebola pequena ou três ramos de cebolinha verde cortadas em fatias finas

• 750 gramas de aves (frango, peru, perdiz, etc.)

• 500 gramas de carne de vitela

• 250 gramas de manteiga com sal

• 1 ramo de dill (conhecido também como aneto ou endro) fresco (pode ser substituído por tomilho ou salsinha)

• 4 ovos

• Sal e pimenta a gosto

• 30 ml de vinho da Madeira ou Marsala

• 300 gramas de farelo de pão seco

• 60 ml de óleo vegetal

Modo de preparo :

Espalhe os cubos de pão seco sobre um prato raso.

Cubra-os completamente com creme de leite fresco. Reserve por 15 minutos.

Com o auxílio de uma peneira, separe os pães do creme, que deve ser guardado. 

Separe dois ovos, reservando a clara de um deles.

Misture as aves, a carne de vitela, os cubos de pão úmidos, a cebola ou cebolinha, duas gemas de ovo, sal, pimenta, dill, o vinho e 50 gramas de manteiga em um processador.

Bata até que os ingredientes estejam bem misturados e coloque o conteúdo em um recipiente grande. 

Bata as claras em neve até que fiquem firmes e acrescente à mistura feita com a carne.

Cubra o recipiente e deixe no refrigerador por uma ou duas horas.

Enquanto a mistura estiver esfriando, derreta a quantidade restante de manteiga em temperatura alta, tirando a superfície branca que se formará.

Coloque então o líquido amarelado que sobrar em uma vasilha.

Prepare-se para montar os croquetes: deixe uma tigela de água fria próxima à assadeira ou à tábua de corte.

Espalhe o farelo de pão sobre um prato raso e bata os ovos restantes com 50 ml de creme de leite em uma vasilha funda.

Mergulhe as mãos limpas na água fria, pegue um pouco da mistura e faça croquetes de formato oval com 10 a 12 centímetros de comprimento.

Mergulhe os croquetes nos ovos batidos com creme de leite e depois passe-os delicadamente pelo farelo de pão. Coloque aproximadamente um terço da manteiga clarificada em uma frigideira grande e acrescente 20 ml de óleo vegetal. Frite os croquetes aos poucos até que dourem e fiquem crocantes.

Retire com cuidado os croquetes da frigideira e coloque-os sobre um prato dentro do forno aquecido. Para fritar os demais croquetes, limpe a frigideira com um pedaço de papel, acrescente mais manteiga e repita o processo. Sirva imediatamente, espalhando um pouco de dill e salsinha fresca sobre os croquetes. Para acompanhar, cogumelos salteados ou batatas são uma boa pedida.

 

Confira outros destaques da Gazeta Russa na nossa página no Facebook

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies