Soiuz TMA-21 parte para a Estação Espacial Internacional (ISS)

Foto: Reuters

Foto: Reuters

A nave espacial Soiuz TMA-21, que recebeu o nome de Iúri Gagárin em homenagem ao 50º aniversário do voo do lendário astronauta, foi lançada no dia 5 de Abril, 2011 às 2h18 no horário de Moscou (20h18 em Brasília) do Cosmódromo de Baikonur, na Rússia. A aeronave, que segue para a Estação Espacial Internacional, tem a bordo os russos Aleksandr Samokutiaev e Andrei Borisenko e o americano Ronald Garan.

Cerca de nove minutos após a decolagem, a nave entrou em órbita com sucesso. O lançamento ocorreu na  área conhecida como “lançamento de Gagárin”, em que, no dia 12 de abril de 1961, o veículo espacial Oriente levou o primeiro terráqueo para as estrelas.  Samokutiaev e Borisenko foram para o espaço inicialmente e o segundo voo foi destinado a Garan.

 

O líder da Agência Espacial da Federação Russa, Anatóli Perminov, que manteve comunicação direta com os três astronautas, desejou à equipe um voo de sucesso. “Aleksandr, Andrei, Ronald, desejo-lhes boa sorte!”, disse ele.  

 

A despedida da nave espacial da Terra foi solene. Entre os convidados de honra, estavam o ganhador do Prêmio Nobel Jores Alferov, o representante do presidente da Federação Russa dos Direitos da Criança Pável Astakhov, o famoso escritor de ficção científica Serguei Lukiáenko, a vice-presidente do Comitê da Duma de Educação Irina Rodniná, o médico Leonid Rochal e outras personalidades.

 
Esse lançamento será lembrado por muito tempo por Marcel Santos Kyle Riess, um pintor de 12 anos da Guiana Francesa: um desenho de sua autoria ganhou um concurso internacional para criar o logotipo da Agência Espacial da Federação Russa para a tripulação da Soiuz TMA-21. O rapaz recebeu de presente uma viagem a Baikonur. “O local é muito parecido com a área de lançamento de foguetes da Soiuz em meu país. É a primeira vez que vi como a nave especial decola. Achei incrível!”, confessou Marcel.

 
A Soiuz TMA-21 deve pousar no ISS na noite de 7 de abril. Em seu blog no site da  Agência Espacial da Federação Russa, o comandante da ISS-27 Dmítri Kondratiev declarou que tudo está pronto na estação para a chegada dos astronautas. “Preparamos as cabines dos segmentos russo e americano e posicionamos a mesa nas cabines de um jeito que permite a todos se acomodarem livremente ao redor dela”, afirmou.

  
Antes de irem para o espaço, Samokutiaev e Borisenko receberam uma miniatura da Nossa Senhora de Kazan, entregue por patriarcas. A relíquia está sendo mantida a bordo no segmento russo da estação. 

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies