Doze dicas sobre a moda russa

“Bons trajes abrem todas as portas”. Essa frase ilustra perfeitamente o quanto vestir-se bem é importante para os russos. São as roupas que dão a primeira impressão sobre um estranho, indicando o seu status social, bem como as condições emocional e psicológica. Se você é novo na Rússia, gostaríamos de alertá-los sobre algumas armadilhas da moda e dizer como evitá-las.

Você não é um cavalo, certo?

Qual é a atração principal para os estrangeiros em Moscou? A Praça Vermelha, claro. No entanto, essa é uma das poucas áreas da cidade em que o antigo pavimento foi preservado. Embora não seja composto por pedras com pontas, pense duas vezes antes de caminhar sobre o chão irregular da Praça Vermelha em saltos Christian Louboutin. Há grandes chances de você ficar nervosa ou se sentir deslocada. Também não use sapatos de verão com saltos de madeira, como tamancos  – o barulho desses sapatos, como o produzido pelas ferraduras dos cavalos, contra o chão será mais alto do que o toque do famoso relógio da Torre Spasski, do Kremlin.  

Vestida para um espetáculo 

A menos que tenha sido convidada para a recepção de uma dessas mulheres de magnata que exibem suas roupas de marca e seus diamantes, imitar a cena do filme       “Uma Linda Mulher” em que Julia Roberts vai à ópera fará com que você pareça  uma piada. Vestidos longos não são muito populares na Rússia. E você não gostaria    de  varrer as escadarias com o seu vestido, especialmente nos períodos sujos de inverno     e outono russos. Se for sair durante o inverno, tire os saltos e coloque-os    de volta no armário ou coloque botas com salto alto. Botas de caminhada para o   inverno ou do tipo Ugg estariam fora de contexto. Um vestido ou uma roupa contemporânea, sapato ou bota alta, e uma bolsa-carteira são uma boa opção. A atriz Catherine Zeta-Jones e o  seu marido Michael Douglas, que foram vistos recentemente no Teatro Mariinski, estavam bem vestidos: ela usou um elegante vestido preto até os joelhos, calçou sapatos e carregava uma bolsa-carteira; ele estava de terno cinza e gravata.         

Não caçoe de Júpiter

Alguns magnatas russos gostam de posar para fotos em roupas casuais, camisas e calças jeans, exibindo um estilo democrático. Entretanto, como diz o ditado do latim, quod licet Jovi non licet bovi (“O que é permitido a Júpiter não é permitido ao boi”). Na tradição russa, um profissional que trabalha em uma empresa – mesmo um gestor com alto cargo – não pode ir trabalhar calçando tênis esportivos. Calças jeans são aceitáveis, mas somente às sextas-feiras. As pessoas devem se vestir corretamente, dos pés à cabeça, e de acordo com as circunstâncias: terno ou roupa social para o trabalho, roupas esportivas na academia. Assim sendo, quando for trabalhar, escolha sapatos confortáveis, mas que sejam também elegantes.      

Sandálias são aceitáveis?

Embora Moscou seja chamada de “cidade dos sete mares”, você encontrará água do mar apenas em alguns poucos clubes esportivos caros da cidade. Existem diversas praias, mas a maioria delas é coberta por grama, já que estão localizadas às margens de rios ou próximas a lagos. Portanto, sandálias estão fora de moda. Além disso, a temporada de calor é curta. Em empresas, mesmo naquelas mais democráticas, sandálias e chinelos são considerados uma demonstração de mau gosto e até um pouco indecentes. Para as mulheres de uma grande cidade russa, o melhor tipo de calçado quando o tempo está quente seriam os sapatos baixos, do tipo sapatilha, mocassins ou plataformas, mas não sandálias. Para os homens, mocassins e sapatos de verão.

Onde está o seu chapéu?

Você acha que os russos inventaram os chapéus de pele só para parecerem engraçadinhos nos filmes hollywoodianos? Alguma vez você já ficou esperando num frio de bater os dentes um ônibus preso nos famosos engarrafamentos de Moscou?  Em uma situação como essa, você ficaria feliz em gastar o seu último dólar em um tradicional chapéu de pele. Sem contar as cidades localizadas no norte da Rússia, onde as temperaturas chegam a -40ºC. Todas as crianças russas sabem que andar sem um chapéu pode causar meningite, o que pode levar à demência ou até à morte. Logo, pais preocupados sempre compram chapéus para os seus filhos, geralmente de pele. Se um pedaço de gelo cair de repente do telhado de um prédio, supostamente supervisionado por um guarda negligente, o chapéu de pele irá amortecer o impacto, oferecendo alguma chance de sobrevivência.  

Gelo ou degelo, o que é pior?

A alternância entre períodos de neve e degelo durante os invernos de Moscou costuma gerar uma camada de gelo sobre as ruas. Enquanto as vias centrais são tratadas com produtos químicos que eliminam o gelo, as ruas em regiões mais distantes se transformam em verdadeiras pistas de patinação. Em todo inverno, mesmo as mulheres que usam botas Ugg sofrem algumas quedas. Obviamente, você pode andar com botas de alpinismo, mas vai parecer um pouco estranho usar esse tipo de calçado no centro da cidade. Muitos russos compram botas de inverno e vão ao sapateiro mais próximo para acrescentar solas antiderrapantes ou comprar sprays que produzem efeito semelhante. No entanto, não fique surpreso se, ao ir encontrar clientes em um restaurante, você subitamente perceber a presença de manchas brancas em suas botas – essas atraentes marcas surgem por causa dos agentes químicos usados nas ruas. Sprays impermeabilizantes vão ajudar a salvar suas botas, desde que você limpe e cuide delas com certa regularidade.

Não se aqueça demais

Ainda que os russos façam piadas sobre o clima, dizendo que o inverno dura seis meses e o resto é apenas outono, a verdade é que as quatro estações são bem delimitadas. A primavera é ansiosamente aguardada: nos primeiros dias de calor, os russos tiram suas roupas de inverno, substituindo-as por casacos mais leves. Eles possuem roupas diferentes para cada uma das quatro estações, comprando modelos adicionais para os períodos de transição. Portanto, adquira um casaco impermeável, dê oi para a primavera e não use casacos mais compridos do que aqueles usados pelos russos durante esse período. Se por acaso estiver em São Petersburgo, a “capital do norte” da Rússia, prepare-se para enfrentar o clima instável da cidade, que costuma mudar a cada hora. Seja no inverno ou no verão, o fato é que o clima na cidade pode mudar umas três vezes em único dia. Em São Petersburgo, as pessoas usam sobreposições, tirando algumas peças quando o tempo esquenta e recolocando-as quando começa a chuva. Aqui você precisará de todas as suas blusas, casacos e jaquetas.

As botas Ugg são somente para o inverno

As botas Ugg, que conquistaram o mundo todo, possuem diversos admiradores também na Rússia, mas são encaradas apenas como modelos para o inverno. Os russos não conseguem entender essas estrelas de Hollywood que combinam Ugg com bermudas durante o verão. Aqui, se você calçar suas botas e caminhar em uma época que não seja inverno, notará olhares estranhos das pessoas ao redor e os seus amigos vão perguntar: “por que está usando isso?”. Além disso, é uma péssima ideia comprar botas Ugg na Rússia: existem muitas falsificações e as verdadeiras chegam a custar de duas a três vezes mais do que na Europa ou nos Estados Unidos.  

 

Como se vestir para ir à igreja 

Se você for a uma igreja ortodoxa vestida como as mulheres do seriado “Sex and the City” no funeral de um estilista, as pessoas lhe mostrarão a porta de saída. Você deve se vestir de forma modesta e usar sapatos confortáveis, uma vez que as cerimônias podem ser um tanto longas e você terá que sobreviver a elas de pé. Não há assentos em igrejas ortodoxas; pode haver alguns bancos nas laterais, mas eles são destinados aos deficientes ou aos idosos. Se for convidado a um evento em uma igreja ortodoxa, seja um batismo, casamento ou funeral, você deve refletir sobre sua roupa com certa antecedência. Para os homens, é simples: não usem bermudas, regatas, roupas esportivas ou calças jeans justas. Os homens devem usar ternos ou calças comuns e camisa social e têm que tirar o chapéu ao entrarem na igreja. As mulheres devem ser mais cuidadosas: espera-se que elas cubram os cabelos com um véu ou lenço (chapéus e capuzes só são aceitos se você não estiver carregando um lenço); calças não são bem-vindas e é melhor usar uma saia longa e folgada, com uma blusa que cubra até o pescoço, já que decotes também são inaceitáveis. Não use batom quando for à igreja, ou você se colocará em uma situação constrangedora ao deixar uma marca de batom na cruz ou num santo, ou ainda na fita de papel colocada sobre a testa de uma pessoa morta. Também é inaceitável dar as costas para o altar.

Se você for convidado para a casa de alguém

Não se assuste se você chegar para uma visita e o dono da casa repentinamente “mergulhar” no armário antes mesmo de cumprimentá-lo. Não, ele não vai beber vodca contigo bem na porta de entrada.  Com algumas poucas exceções, os russos costumam usar chinelos em casa e, algumas vezes, também nos escritórios. Durante o verão, os trabalhadores costumam usar os mesmos sapatos durante o dia todo, mas no inverno mantêm outro par de sapatos no ambiente de trabalho: até mesmo os pés mais bonitos terão cheiro desagradável se mantidos em botas de inverno em uma sala com aquecedor. No período mais próximo ao inverno, placas com a mensagem “favor limpar seus pés” aparecem na porta de entrada de muitos escritórios. Respeitem o pedido, por favor. Costuma nevar bastante nos invernos russos e as botas podem carregar um pequeno monte de neve que, no escritório, se transformará em uma poça de sujeira.

Como se vestir para ir à sauna?

Se você for convidado para uma sauna ou para uma casa de banho russa, não recuse o convite. De certo modo, esse é o teste final para os estrangeiros ou uma oportunidade de discutir os seus problemas com o chefe ou um superior. Entretanto, também há certas tradições. Tudo o que você precisa levar é um par de chinelos e um chapéu de banho. Deixe as suas sungas em casa, pois você não precisará delas. Na casa de banho, elas ficarão quentes e encolherão, causando sensação de desconforto, além de não serem muito higiênicas. Se você aparecer de sunga, os demais irão diplomaticamente comentar que “somos todos iguais na casa de banho”, isto é, todos devem ficar nus. Se for convidado a um lugar como esse, ganhará duas toalhas: uma para se deitar na sauna e enrolar em volta do corpo, outra para se secar após o banho. Você escolhe se quer ou não bater em si mesmo com um ramo de galhos de bétula ou deixar que os outros o façam. Nos filmes, esse ato parece um tanto masoquista, mas, na verdade, os galhos de bétula relaxam a pele, ajudando-a a suportar as altas temperaturas da sauna. Você não deve ter receio dessa experiência. Em primeiro lugar, você terá algo pra contar aos seus netos sobre os costumes russos e, além disso, após um ritual de banho, os russos deixarão de vê-lo como um representante de uma cultura diferente.  

Deixe as mochilas para os estudantes

Você acha que mochilas são confortáveis? De fato, elas são muito convenientes, mas dentre os funcionários de empresas na Rússia são vistas como um sinal de posição inferior. Quando os russos se deparam com um homem de terno usando uma mochila, eles apostam os seus salários de que se trata de um estrangeiro. Se você não quiser se destacar na multidão, lembre-se que na Rússia as mochilas são apenas para estudantes e turistas. No transporte público, você deve tirar a mochila a fim de evitar reclamações e comentários desagradáveis.

Fotos: PhotoXPress, Alamy/Photas, Legion Media, Vostock-Photo, RIA Novosti

Quer receber as principais notícias sobre a Rússia em seu e-mail? Clique aqui para assinar nossa newsletter.

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies