Iúri Lujkov deixa cargo sob suspeita

Foto: ITAR-TASS/RIA NOVOSTI

Foto: ITAR-TASS/RIA NOVOSTI

Depois de quatro mandatos que fizeram de sua esposa a mulher mais rica da Europa, Iúri Lujkov é destituído da prefeitura de Moscou.

Oposição receia passado político de novo prefeito Serguei Sobiânin, que na Sibéria era visto como inimigo da imprensa livre



Idealizada para simbolizar o renascimento da liberdade na Rússia depois do comunismo, a Catedralde Cristo Salvador, em Moscou, recebeu doações de todo país para sua restauração durante a gestão de Lujkov. Monumentos e obras que remetem a seu mandato estão espalhados por toda a cidade, e incluem até mesmo a avenida circular de dez faixas que contornam a capital.

Na memória da população, o prefeito também ocupa lugar de destaque. “Ele pagou as mais altas pensões da nação quando nós vivíamos à beira da fome. Manteve as ruas limpas e o calor durante o inverno”, lembra o pequeno comerciante Serguei Danilov, sobre os anos 90.

Mas também não faltam reclamações sobre a quantidade de dinheiro que teria sido desviada ao longo dos anos. Lujkov passou a governar Moscou a partir de 1992, quando foi escolhido pelo presidente Boris Iéltsin para comandar a cidade após a renúncia de Gavriil Popov. Depois, venceu as eleições municipais em 1996, 1999 e 2003. E, desde então, já foi acusado de tudo – da demolição ilegal de prédios históricos e tombados para dar lugar a torres de escritórios até concessão de contratos favoráveis a sua esposa, Elena Batúrina, magnata da construção e única mulher bilionária da Rússia.

Além disso, viu sua reputação manchada, por exemplo, pela criação do centro histórico de Moscou, que deu margem à construção de alguns projetos duvidosos, pelo intenso trânsito da cidade, em contraste com o rápido aumento no valor dos impostos para automóveis, além das denúncias de manipulação em negócios públicos.

Aparentemente, a gota d’água para a opinião pública se deu quando deixou a capital em chamas, no verão, no meio do ano, para tirar férias na Áustria.

Em setembro deste ano, os três canais nacionais controlados pelo governo transmitiram documentários comprometedores sobre o prefeito. Foi a primeira vez desde os anos 90 que a mídia estatal desacreditou no ar uma figura política nacional.

Na mesma época, depois de se recusar a deixar o cargo, Lujkov foi finalmente afastado do governo pelo presidente Dmítri Medvedev, que alegou “perda de confiança” no ex-prefeito. 

Um siberiano em Moscou

Medvedev, que desde 2004 passou a nomear líderes regionais, submeteu a candidatura de Serguei Sobiânin ao Duma (a Câmara dos Deputados russa), que prontamente o elegeu prefeito.

Sobiânin veio da região de Tiumen, uma área rica em petróleo localizada na Sibéria Ocidental. Governador popular, foi levado para a política nacional em 2005 pelo então presidente Vladímir Pútin para liderar a administração da presidência. O principal jornal econômico da Rússia, o Vedomosti, sintetizou seu comportamento de forma sutil: “Sua habilidade de mudar de acordo com a linha do partido no poder, típica dos burocratas soviéticos, ajudou-o diversas vezes durante a carreira.”

Sobiânin já destacou duas prioridades para o governo de Moscou: lutar contra o trânsito e revisar o projeto de desenvolvimento da cidade até 2020. Ele também falou sobre deter a destruição do centro histórico em favor da melhoria do transporte público e impediu a construção de um edifício comercial no local, além de adiantar em uma hora o período de trabalho dos funcionários da prefeitura para reduzir o trânsito.

Sua abordagem é diferente da praticada por seu antecessor, que explorava desde a construção de vias sobre o teto de edifícios residenciais até estacionamentos debaixo d’água.

Novos ares

Desde o afastamento de Lujkov, partidos de oposição e ativistas conseguiram importantes vitórias. Representantes do movimento gay, antes banidos pela polícia, fizeram sua primeira manifestação legal em outubro. Além disso, uma grande demonstração pedindo o afastamento legal do primeiro-ministro Vladímir Pútin, comandada pelo campeão mundial de xadrez e crítico do Kremlin, Gary Kasparov, foi realizada de forma pacífica no fim de setembro. Em outubro, o grupo de oposição Estratégia 31, que não conseguia conduzir um comício legal há quase um ano e meio, finalmente realizou seu primeiro movimento na Praça do Triunfo.

Os críticos, contudo, atribuem esses eventos mais ao vazio criado após o afastamento de Lujkov que à atuação de Sobiânin, afirmando que ele era conhecido como inimigo da imprensa durante seu governo na Sibéria.

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies