‘Milícia’ vira polícia em 1º projeto de lei online no país

Policiais da “milícia” montada moscovita, como é conhecida a impopular instituição pública/Foto: Lori/Legion Media

Policiais da “milícia” montada moscovita, como é conhecida a impopular instituição pública/Foto: Lori/Legion Media

Medvedev divulgou projeto de reforma do Ministério do Interior, mas não ficou claro se a legislação trará mudanças substanciais.

Divulgado recentemente, um projeto do presidente russo Dmitri Medvedev pode substituir uma lei de 1991 sobre a reforma da polícia. Sua principal meta é compilar todos os direitos e responsabilidades da instituição, cujas atividades são atualmente reguladas por centenas de leis adicionais e estatutos, segundo o ministro do interior, Rashid Nurgaliev. Medvedev afirmou que o projeto de lei deve definir claramente a esfera de atividades da força policial e fechar todas as brechas para eventuais abusos de poder. O presidente disse ainda que quem deseja conhecer os poderes da polícia deveria consultar unicamente a nova legislação.

A antiga legislação policial serviu de base para o projeto, mas foi expandida de 43 artigos para 57 e tem quase o dobro do tamanho, disse Nurgaliev. Os 11 capítulos do documento foram postados no site governamental Zakonoproekt2010.ru, onde internautas são incentivados a comentarem a novidade. Mais de 2 mil palpites foram postados só nas primeiras 24 horas de publicação online.

Segundo o presidente da comissão da câmara Anatoli Kucherena, espera-se que o projeto seja submetido à Duma de Estado (Câmara dos Deputados), antes do fim do ano. Assim, o texto passaria a valer como lei já em 1º de janeiro.

A mudança mais óbvia que a reforma oferece é renomear a força policial – de “milícia” para “polícia”. O governo bolchevique introduziu sua “milícia de operários e camponeses” em 1917 para diferenciá-la da força da polícia czarista, tradicional inimiga dos revolucionários.

O presidente da Comissão de Direitos Humanos, Lev Ponomariov, elogiou o projeto por incluir muitas propostas de ativistas dos direitos humanos, mas afirmou que ainda há brechas para abuso. Ponomariov citou como exemplo um artigo sobre a estrutura legal do trabalho da polícia que diz que “todas as ações de um oficial de polícia são presumidas legais, a não ser quando contestadas por procedimentos legais.”

O documento também propõe a demissão e reavaliação de 1,2 milhão de oficiais de polícia em todo o país até outubro, com recontratação de apenas 75% do pessoal.

Mas muitos, como Ponomariov, questionaram a reforma, destacando que Medvedev não substituiu o ministro do interior Nurgaliev, nomeado pelo então presidente Vladimir Putin em 2004. “As reformas serão executadas pelas mesmas pessoas que levaram a polícia à desgraça”, disse.

O capítulo que trata do trabalho policial ainda contémpalavras vagas, o que o torna“muito mais duro com os cidadãos” do que a legislação atual, que, segundo o advogado civil Eduard Sukharev, ofereceria uma definição mais clara do seu papel.O projeto também não dá nenhuma definição clara de como seria exercido o controle público sobre a polícia.

O membro da comissão de segurança da Câmara dos Deputados e major-general aposentado Alexei Volkov disse que a imprecisão no projeto da polícia poderia minar as esperanças do Kremlin de combater a corrupção através da transparência. “O sistema policial deveria ser transparente”,  declarou ao jornal The Moscow Times.

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies