Cinco opções de roteiro para desbravar a sua Sibéria

Do lado de lá dos Urais, locais surpreendentes aguardam os turistas. Às vésperas do verão russo, eis uma seleção de destinos para agradar todos os gostos: são lagos, montanhas, desertos e casinhas de madeira, entre outras opções.

Baikal


Foto: Shutterstock

Onde: Região de Irkutsk

Por que vale a pena? Hoje é fácil encontrar na internet fotos desse lendário lago siberiano. Mas nada se compara com a sensação de estar fisicamente presente nos limites do lago mais profundo do planeta.

Alguns roteiros incluem a ilha de Olron; outros, passeios de barco e de lancha. Os turistas mais destemidos percorrem as margens do Baikal de bicicleta ou a pé. Mas a viagem pelo ‘mar siberiano’ vai além: peixes deliciosos, arquitetura de pedra da antiga Irkutsk, monumentos do barroco siberiano, paisagens da taiga e o rio Angará são algumas das atrações. É um encontro com a Sibéria em suas mais variadas formas.

Altai


Foto: Lori/Legion Media

Onde:  República de Altai

Por que vale a pena?  Destino turístico mais popular na Sibéria, Altai abriga paisagens urbanas e rurais ricas e misteriosas. É o lugar certo para os amantes de pintura rupestre, esculturas em pedra e riquezas arqueológicas.

Roteiros selecionados, de acordo com o gosto e o preparo físico, atraem montanhistas, canoístas e espeleólogos. Famílias com crianças costumam preferir os cantos aconchegantes do bosque que beira o lago Teletski. Já os ciclistas, podem pedalar pela magnífica paisagem da estrada de Tchiski, que corta a região de Altai.

Parque Florestal de Ergaki


Foto: Lori/Legion Media

Onde: Montanhas Saiani, Região de Krasnoiarski
Por que vale a pena? Essa região de taiga e montanhas é uma das mais belas, densas e acessíveis da Sibéria. Famílias e adolescentes, alpinistas profissionais e simples amantes de trilhas fazem suas caminhadas pelo Ergaki, aproveitando as cachoeiras, o sabor das frutas silvestres, o pinhão cozido na fogueira e o mergulho em lagos gelados. Do topo das montanhas, é possível tomar dimensão da beleza das paisagens da densa taiga e das montanhas Saiani.

Tomsk


Foto: Alamy/ Legion Media

Onde: Região de Tomsk

Por que vale a pena? Há várias cidades na Sibéria que ainda conservam a arquitetura antiga, mas Tomsk, em especial, soube guardar o espírito do passado, da província e da simplicidade siberiana. O museu de Chichkov, a casa de contos de fadas “Pássaro de fogo”, as guarnições bordadas nas janelas das residências antigas são exemplos disso.

Em Tomsk, é possível encontrar obras-primas da arquitetura em madeira, assim como exemplares do barroco e do estilo moderno siberiano. À espera dos visitantes estão também especialidades da culinária russa – blíni e pelmêni– e atmosfera jovem de cidade universitária.

Transiberiana


Foto: Anton Petrov

Onde: De Moscou a Vladivostok
Por que vale a pena? São mais de 9.000 quilômetros de trilhos que fazem a conexão entre a parte europeia da Rússia às regiões da Sibéria e ao Extremo Oriente russo. Em nenhum outro lugar do mundo há uma estrada de ferro tão longa. Durante quase uma semana de trajeto, percebe-se as mudanças de comportamento, mentalidade e paisagens das cidades e aldeias por onde o trem passa.

Nas estações da região de Irkutsk, a pedida é comer o omuldefumado. Do vagão, pode-se ver o lago Baikal, o desfiladeiro Iablonovi e túneis incríveis. Entre os companheiros de viagem, estarão sempre pessoas de diferentes regiões russas. 

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies