Guia essencial para os trens de luxo na Transiberiana

Viajar de Moscou a Vladivostok, curtir um churrasco à beira do lago Baikal e experimentar a vida nômade da Mongólia com todo o conforto e luxo em um trem pela Eurásia. Faça uma excursão majestosa pela arquitetura de madeira da vila de Taltsi ou observe o devastador deserto da Sibéria pela janela . Confira aqui todos os detalhes para uma aproveitar uma viagem inesquecível.

 

Deslizar sobre os trilhos com toda a privacidade e luxo de um trem através da Sibéria é como entrar em um novo mundo Foto: divulgação

Cruzar a Eurásia a bordo de um trem transiberiano é provavelmente uma aventura suprema e um item essencial na lista de muitos desbravadores do mundo. Experiências inesquecíveis, desde paisagens deslumbrantes a conhecer a vida dos habitantes locais, são o que fazem dessa jornada uma viagem para a vida toda. No entanto, a escolha de um dos trens de luxo na região requer atenção especial.

Esse tipo de turismo é como fazer um passeio através da Rússia, Mongólia e China a bordo de um nobre “Ritz-Carlton”, uma espécie de “hotel sobre rodas”, com jantar gourmet, acomodações de luxo e muitas oportunidades de fazer amizade com outros viajantes de todo o mundo.

Pela transiberiana operam quatro trens de luxo comandados por empresas privadas: Águia de Ouro, Ouro do Tsar, Grand Deluxe Transiberiana e a novíssima Rússia Imperial. A seguir, confira as opções de viagem e como se preparar antes de tomar decisões.

Rússia Imperial (The Imperial Russia)

Vamos começar a bordo do trens da Rússia Imperial. Suas características exclusivas fazem desses trens uns dos mais procurados meios de transporte para esse tipo de jornada. Em primeiro lugar, trata-se de um trem novo em folha, cujas primeiras viagens foram feitas ainda este ano. Além disso, leva os passageiros a localidades menos manjadas, como as belas cidades de Omsk, Tobolsk e Novosibirsk – destinos menos populares da Transiberiana, mas não menos encantadores.

 

Enquanto os cruzeiros são hotéis 5 estrelas sobre a água, esses trens são hotéis 5 estrelas sob trilhos Foto: divulgação

Em termos de conforto, a empresa pode ser comparada aos hotéis Hilton ou Marriott, sem muito luxo, mas com bastante conforto. As cabines são grandes e bem arrumadas. Classes superiores oferecem suítes e dois luxuosos vagões com restaurantes, que servem deliciosa culinária russa ao longo de todo o trajeto. Os hotéis reservados ao longo do caminho não são os melhores, mas mesmo assim são bons e luxuosos. Pelo fato de ser o primeiro ano de operação, a empresa também lançou preços promocionais e reduzidos.

 

Empresas oferecem opções variadas de acomodação Foto: divulgação

Águia dourada (Golden Eagle)

 Os trens da Águia Dourada são os mais luxuosos entre as quatros opções aqui listadas. Ao contrário da jovem Rússia Imperial, a Águia Dourada tem experiência e história de sobra. Na verdade, é um dos melhores trens de luxo do mundo. Os seus quartos são os maiores todos os trens da Transiberiana, e a quantidade de opções em termos de serviço atendem e impressionam todos os viajantes. Além de servir champanhe a bordo, há  produtos de higiene pessoal da marca L'Occitane e serviço de atendimento 24 horas, entre outras vantagens.

Uma coisa especial a ressaltar é que o trem é operado pela locomotiva P36, que tem uma das mais antigas máquinas a vapor sobre trilhos. Quando comparado a um hotel, podemos dizer que a Ásia Dourada é uma espécie de “Four Seasons sobre roda”. De um modo geral, se você procura luxo, não há dúvidas sobre tal escolha. Mas esteja preparado para desembolsar em torno de US$ 20 mil por uma viagem de duas semanas nesse trem. Em comparação, os preços da Rússia Imperial começam a partir de US$ 5.000 para um passeio semelhante.

Ouro do Tsar (Tsar’s Gold)

Ouro do Tsar é o trem privado mais antigo que circula sob os trilhos russos – o que não significa que é o menos confortável, já que esses trens são remodelados quase todas as temporadas. Os seus quartos são grandes e confortáveis. De propriedade de uma empresa alemã, o Ouro do Tsar possui cabines espaçosas e confortáveis.

Uma característica especial desse trem é o seu “vagão nostálgico”, com cabines decoradas no estilo dos antigos trens soviéticos em que os líderes comunistas costumavam viajar. Isso pode certamente realçar a sua experiência a bordo, mas prepare-se – as cabines deste vagão especial oferecem apenas chuveiros compartilhados.

 

"Vagão nostálgico" imita padrões soviéticos Foto: divulgação

Grande Expresso Transiberiano

O Grande Expresso Transiberiano é também operado por uma empresa alemã. Em termos de conforto, está no mesmo nível dos trens da Rússia Imperial. Apresenta uma vasta seleção de cabines comuns e preços mais acessíveis do que a Ouro do Tsar. A característica especial desse trem é o som de piano ao vivo no vagão lounge.

 

Uma viagem de luxo pela Sibéria é algo inigualável no mundo do turismo Foto: divulgação

 

Slava Chirokov é um viajante russo de primeira e presidente-executivo da agência Travel All Russia, empresa de gerenciamento de viagens especializada em destinos na Rússia. Cresceu no Extremo Oriente russo e completou a viagem pela Transiberiana duas vezes na vida.

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies