48 horas entre futebol, arte e vareniki em Curitiba

Estufa do Jardim Botânico é um dos principais cartões postais da cidade Foto: Alamy / Legion Media

Estufa do Jardim Botânico é um dos principais cartões postais da cidade Foto: Alamy / Legion Media

No dia 26 de junho, a Rússia enfrenta a Argélia em seu último jogo na primeira fase da Copa do Mundo. A partida acontecerá na Arena da Baixada, em Curitiba, cidade conhecida por suas áreas verdes e pela forte presença de imigrantes ucranianos e poloneses. Confira abaixo um roteiro preparado pela Gazeta Russa para os torcedores que querem conhecer melhor a capital paranaense.

Quinta-feira, 13h – Almoço brasileiro

Para não chegar ao estádio com fome nem se atrasar para o jogo, escolha um restaurante que não fique longe do bairro de Água Verde, onde fica a Arena da Baixada. Uma boa opção é visitar o Mercado Municipal de Curitiba, que, além de barracas de carnes, frutas e verduras, conta com oito restaurantes. No Box do Eliseu, é possível provar um brasileiríssimo PF (prato feito), com arroz, feijão, bife acebolado e ovo frito. Terminada a refeição, corra para o estádio – às 17h é hora de torcer!

Informações: Avenida Sete de Setembro, 1865, Centro. Aberto às segundas, das 7h às 14h, de terça a sábado, das 7h às 18h, e aos domingos, das 7h às 13h.

Estádio do Atlético abrigará último jogo da Rússia na fase de grupos da Copa Foto: Alamy / Legion Media

Quinta-feira, 20h – Cerveja e petiscos

Deixe a crise com a Ucrânia de lado e visite o Barbaran, que funciona na sede da Sociedade Ucraniana do Brasil. Cervejas a preços honestos e petiscos como o varenik recheado com batata e repolho contribuem para o sucesso do lugar escondido no centro de Curitiba. Aproveite para jantar por lá mesmo: além dos vareniki, a casa serve pratos, sanduíches e bolinhos variados.

Informações: Alameda Augusto Stelfeld, 799, Centro. Aberto de terça a quinta, das 16h à meia-noite, às sextas, das 16h à 1h, aos sábados, das 12h à meia-noite, e aos domingos, das 16h às 20h30.

Sexta-feira, 11h – Tour sobre rodas

Para conhecer os principais pontos turísticos da cidade de um jeito fácil, embarque em um dos ônibus da Linha Turismo, que circula entre praças, parques, museus e outras atrações de Curitiba. Os ônibus saem a cada 30 minutos em pontos específicos nas atrações. O roteiro, que percorre cerca de 45 km em duas horas e meia, começa na praça Tiradentes, mas é possível iniciar o trajeto em qualquer uma das paradas. Durante o passeio, é possível ouvir informações sobre os locais visitados em português, inglês ou espanhol.

Informações: A passagem pode ser comprada diretamente nos ônibus, que circulam de terça a domingo. A primeira saída da praça Tiradentes acontece às 9h, e a última, às 17h30. A tabela com os horários e endereços de cada parada pode ser consultada no site www.urbs.curitiba.pr.gov.br/transporte/linha-turismo.

Sexta-feira, 14h – Tempero italiano

Reserve o almoço para conhecer o bairro Santa Felicidade, um dos principais polos gastronômicos de Curitiba. Fundado por imigrantes italianos, o bairro tem diversas casas com arquitetura típica do século 19 e, claro, bons restaurantes italianos. Entre as opções, há o Madalosso, que em 1995 entrou para o Guinness, o Livro dos Recordes, com o título de maior restaurante das Américas, com 4.645 lugares e uma área total de 7.671 metros quadrados.

Informações: Avenida Manoel Ribas, 5875, bairro Santa Felicidade (www.madalosso.com.br). Aberto de segunda a sábado, das 11h30 às 15h e das 19h às 23h, e aos domingos, das 11h30 às 15h30.

Sexta-feira, 16h - Momento cultural

Depois do almoço, ainda dá tempo de conhecer o Museu Oscar Niemeyer, onde há exposições de artes visuais, arquitetura, urbanismo e design. Com seu formato que lembra um olho, o prédio foi construído em 1978 e abrigava secretarias de Estado até ser transformado em museu, em 2002. Não deixe de visitar o Pátio das Esculturas, no subsolo do museu, que guarda obras de vários artistas brasileiros.


Museu Oscar Niemeyer tem como foco artes visuais, arquitetura e design Foto: Alamy / Legion Media

Informações: Rua Marechal Hermes, 999, bairro Centro Cívico (www.museuoscarniemeyer.org.br). Aberto de terça a domingo, das 10h às 18h.

Sexta-feira, 20h - Jantar carnívoro

Considerado um dos restaurantes mais tradicionais de Curitiba, o Madero é na verdade uma rede com 13 bem decoradas filiais espalhadas pela capital paranaense. A casa é especializada em carnes e um dos destaques é o cheeseburguer, que pode vir acompanhado de fritas ou batatas noisette. As carnes são servidas com diversos molhos, como chimichurri e mostarda Dijon. Há também massas e saladas.

Informações: Para consultar os endereços das filiais e os horários de funcionamento, visite o site www.restaurantemadero.com.br.

Sábado - 11h - Arquitetura e natureza

Encerre a visita a Curitiba com um passeio pelo Jardim Botânico, onde fica um dos cartões postais mais famosos da cidade. Com estrutura toda feita em metal e vidro, a estufa principal do jardim tem arquitetura no estilo art noveau e é inspirado no Palácio de Cristal de Londres, construído no século 19.

Além da estufa, o espaço do Jardim Botânico conta com o Museu Botânico Municipal, que tem uma coleção de mais de 300 mil amostras de plantas, madeiras e frutos, e com o Espaço Cultural Frans Krajcberg, que traz uma mostra permanente do artista polonês radicado no Brasil. Com 110 obras feitas com restos de árvores queimadas ou derrubadas de forma ilegal, a exposição “A Revolta” tem como tema a destruição das florestas brasileiras.

Informações: Rua Engenheiro Ostoja Roguski, sem número, bairro Jardim Botânico. Aberto todos os dias, das 6h às 20h.

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies