48 horas no Rio: Embarque no combo praia, samba e futebol

Trem passa em meio à Floresta da Tijuca até chegar ao Cristo Redentor Foto: Alamy / Legion Media

Trem passa em meio à Floresta da Tijuca até chegar ao Cristo Redentor Foto: Alamy / Legion Media

O segundo jogo da Rússia na Copa do Mundo de 2014 acontecerá no destino turístico mais famoso do Brasil. Antes de assistir ao embate entre a seleção russa e a Bélgica no Maracanã, em 22 de junho, os turistas terão tempo de visitar lugares icônicos como o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar e a praia de Ipanema.

Sexta-feira - 21h - Jantar

Comece a visita ao Rio com um jantar em um dos restaurantes mais gostosos da cidade. Localizado em um agradável casarão em Botafogo, o Irajá Gastrô tem cozinha inovadora, de onde saem pratos como a mussarela de búfala líquida com tomates cereja e o tartare de lombo de atum e foie gras. Em uma cidade conhecida por ser cara, os preços no Irajá não são dos mais convidativos, mas acredite – vale cada centavo.

Informações: Irajá Gastrô - Rua Conde de Irajá, 109, Botafogo (www.irajagastro.com.br). Aberto de segunda a quinta, das 12h às 15h30 e das 19h30 às 24h, aos sábados, das 12h à 1h30, e aos domingos, das 12h à meia-noite.

Sexta-feira - 23h - Drinque ou cerveja?

Se quiser esticar a noite em Botafogo mesmo, duas opções prometem agradar qualquer tipo de torcedor. Quem busca um lugar mais arrumado e drinques diferentes tem como opção o Meza Bar, que serve de clássicos como Cosmopolitan e Cuba Libre a inovações como o Apple Mojito e o Mangotini, que leva vodca, pimenta dedo-de-moça e purê de manga.

Já quem quer apenas tomar uma cerveja em um ambiente sem frescuras pode ir ao Alfa Bar, que abre bem cedo e (quase) não tem hora para fechar. Tente conseguir uma das mesas na calçada, muito mais animada que a parte interna do bar.

Informações: Meza Bar - Rua capitão Salomão, 69, Botafogo (www.mezabar.com.br). Aberto de segunda a domingo a partir das 18h. Alfa Bar - Rua Mena Barreto, 94, Botafogo. Telefone: (21) 2517-0102. Aberto de segunda a sábado, das 5h até o último cliente, e domingo, das 10h ao último cliente.

Sábado - 10h - Aos pés do Cristo

Há 130 anos o Trem do Corcovado sobe o morro de mesmo nome com pessoas interessadas em conhecer a vista mais bonita do Rio de Janeiro. O trem faz um trajeto de pouco menos de quatro quilômetros, passando em meio à Floresta da Tijuca até chegar ao Cristo Redentor. Além da famosa estátua, ícone da cidade, é possível ver boa parte do Rio, desde a orla da zona sul até os bairros da zona norte, incluindo a lagoa Rodrigo de Freitas, o Pão de Açúcar e o estádio do Maracanã.

Informações: Ingressos para o Trem do Corcovado podem ser comprados pelo site www.corcovado.com.br ou em quiosques do Riotur (escritório de turismo do Rio), em Copacabana ou no centro da cidade. Os ingressos incluem a visita ao Cristo Redentor. Aberto de segunda a domingo, das 8h às 20h, com saídas a cada meia hora.

Sábado - 13h - Almoço

Com tantas opções de programa na cidade, economize tempo com um almoço rápido no Galeto Sat’s, em Copacabana. Como o nome já diz, o destaque no cardápio do restaurante são os franguinhos, abatidos com, no máximo, um mês de vida. Experimente o galeto ao molho de limão e como acompanhamento escolha entre o arroz com brócolis e a farofa de ovo. Com jeito de boteco, a casa também tem uma boa carta de cachaças.

Informações: Rua Barata Ribeiro, 7. Aberto todos os dias, das 12h às 5h.

Sábado - 15h - Visita às palmeiras imperiais

Com quase 3.200 espécies de plantas, o Jardim Botânico é um bom lugar para um passeio no fim da tarde. Perca-se em meio aos corredores de imponentes palmeiras imperiais e visite o orquidário, que abriga uma coleção com mais de 600 espécies de orquídeas.

Informações: Rua Jardim Botânico, 1008, Jardim Botânico. Aberto às segundas, das 12h às 17h e de terça a domingo, das 8h às 17h.

Sábado - 17h30 - Palmas para o pôr do sol

No fim da tarde, vale disputar um cantinho na pedra do Arpoador, de onde se tem uma das melhores vistas do pôr do sol carioca. Casais, famílias e grupos de amigos se reúnem no local, que divide as praias de Ipanema e Copacabana, para ver o fim do dia, com direito a palmas quando o sol desaparece na linha do oceano.

Sábado - 19h - Petiscos mil

Esqueça as calorias. Em pelo menos uma refeição você deve experimentar o que a baixa gastronomia do Rio tem de melhor, trocando o jantar por bolinhos e pastéis. No Leblon, tente conseguir uma mesa no Bracarense ou dispute um lugar no balcão para provar um bolinho de aipim com camarão e catupiry. Não menos lotado, o Pavão Azul, em Copacabana, vende porções de bolinho de feijoada e um ótimo escondidinho de camarão. Vá preparado: as chances de ter que provar as delícias em pé, na calçada mesmo, são grandes.

Já se a vontade for de comer pastéis, o Bar do Adão é o melhor destino. Com filiais espalhadas pelo Rio de Janeiro, o bar oferece mais de 40 sabores de pastéis, incluindo variações doces, como chocolate e banana com canela.

Informações: Bracarense - Rua José Linhares, 85, Leblon. Aberto de segunda a sexta, das 8h à meia-noite, aos sábados, das 9h30 à meia-noite, e domingos, das 10h às 22h.

Pavão Azul - Rua Hilário de Gouveia, 71, Copacabana. Aberto todos os dias, das 12h à meia-noite.

Bar do Adão - Rua Aires Saldanha, 13, Copacabana, e mais nove endereços (www.bardoadao.com.br). Aberto de segunda a sexta, das 17h à 1h, e sábados e domingos, das 13h à 1h.

Sábado - 22h - Noite de samba

Para turistas animados, o bairro da Lapa é parada obrigatória. Nas noites de sábado, a região dos Arcos da Lapa é tomada por uma multidão que lota bares, casas de samba e as ruas do entorno. Um dos destinos preferidos dos turistas é o Rio Scenarium, tanto por sua decoração, que lembra um antiquário, quanto por sua programação musical, composta exclusivamente de músicas brasileiras. Outra opção é o bar Carioca da Gema, que sempre tem shows de samba em sua programação. A dica para ambos é chegar cedo, pois as casas costumam lotar rapidamente.

Informações: Rio Scenarium - Rua do Lavradio, 20, Lapa (www.rioscenarium.com.br). Aberto de terça a quinta a partir das 18h30, às sextas, a partir das 19h e aos sábados, a partir das 20h.

Carioca da Gema - Avenida Mem de Sá, 79, Lapa (www.barcariocadagema.com.br).  

Domingo - 10h - Recarregando as energias

Se o tempo estiver bom, deixe a ressaca de lado com um mergulho no mar. Se estiver na zona sul, escolha entre a praia de Copacabana, e seu famoso calçadão com dezenas de quiosques, e a praia de Ipanema, que costuma ser mais agitada.

Dê um mergulho, observe o movimento e relaxe nas areias cariocas. Só tome cuidado para não se esquecer do tempo e chegar atrasado no jogo da Rússia contra a Bélgica, que começa às 13h no Maracanã!

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies