Um guia de luxo de São Petersburgo

Hoje, quase tudo o que podia ser aproveitado na São Petersburgo dos séculos 18 e 19 está disponível novamente Foto: Slava Stepanov

Hoje, quase tudo o que podia ser aproveitado na São Petersburgo dos séculos 18 e 19 está disponível novamente Foto: Slava Stepanov

Gazeta Russa montou um guia de atrações e restaurantes de luxo que valem a pena conferir para quem passa pela cidade.

Desde os tempos em que era a capital do Império, São Petersburgo é famosa por seus passatempos aristocráticos. Basta lembrar os trechos do poema "Evguêni Onéguin", de Aleksandr Púchkin, que ilustram as distrações do jovem dândi: bailes, recepções, espetáculos, festas e almoços com pratos requintados.

A Gazeta Russa montou um guia de atrações e restaurantes de luxo que valem a pena conferir para quem passa pela cidade.

Hoje, quase tudo o que podia ser aproveitado na São Petersburgo dos séculos 18 e 19 está disponível novamente: é possível realizar um grande encontro ou organizar o próprio baile de gala em um de seus palácios e mansões. Os cafés da manhã, almoços e jantares nos restaurantes atuais também não deixam nada a desejar se comparados com os da época de Onegin.

O restaurante Tsar, por exemplo, localizado no centro da cidade, próximo à avenida Niévski, oferece iguarias da verdadeira cozinha russa. Ali é possível almoçar uma sopa de caranguejo e pelmeni siberianos (uma espécie de capelete recheado de carne) ou um lobo do mar (robalo) grelhado. Para encerrar, pode-se beber kvas (tradicional bebida russa) de cranberry. Há também a sugestão especial "Café da manhã para os lordes": é sempre agradável começar o dia com um mingau de milho com abóbora, panquecas de batata ou blíni com caviar vermelho.

Outro restaurante sofisticado, o Ninho dos Nobres, situa-se na Casa de Chá do Palácio Iussupov, próximo ao Teatro Mariinski. O restaurante tem dois aconchegantes salões e uma sala de música, onde, à noite, há apresentações ao vivo. Pratos exclusivos, baseados na cozinha francesa e russa, constam do menu. As receitas originais do chef do restaurante estão lado a lado com pratos resgatados a partir das anotações do livro de receitas da família Iusupov: pelmeni de carne de urso ao molho de vinho com fatias de foie gras, esturjão assado à moda aristocrata e filé de renas marinadas em vinho da Borgonha e ervas de Provença.

Até os pratos tradicionais como borsch, strogonoff e ukhá (sopa de peixe) são preparados de acordo com receitas originais da Rússia antiga. Vladímir Pútin e George Bush, Gerhard Schroeder e Helmut Kohl, Catherine Deneuve, Bruce Willis, Paul McCartney e sua esposa e muitas outras estrelas e chefes de Estado jantaram ali.

No domingo, pode-se desfrutar de um tradicional brunch no luxuoso restaurante Taleon, no coração da avenida Niévski, próximo ao Hermitage. A refeição sem pressa (das 12h as 16h) é sempre acompanhada de um programa musical. O restaurante está situado no interior recriado da mansão dos Eliseevikh, com decoração no estilo Luís 16.

Ponte, abrindo durante as Noite Brancas de São Petersburgo Foto: Alamy/Legion Media

Há ainda mais dois restaurantes com vistas maravilhosas para a cidade de São Petersburgo localizados nos pisos superiores de edifícios que estão entre os mais altos do centro da cidade. Da área descoberta, situada no telhado do restaurante Terraço, é possível acompanhar a vida da avenida Niévski e admirar a arquitetura da Catedral de Kazan. O restaurante Mansarda está localizado no centro de negócios “Quattro corti”, bem próximo da majestosa da Catedral de Santo Isaac. Constam de seu menu (que é oferecido em iPads) os melhores pratos clássicos da culinária europeia e asiática.

Passeios

Para os aficionados por automóveis antigos, o Bureau de Entretenimento de São Peterburgo oferece modelos de Cadillac, Rolls Royce, Mercedes Benz e Jaguar dos anos 1950 e as beldades vintage russas “Tchaika” (Gaivota) e “Pobeda” (Vitória), que foram os automóveis dos líderes, cosmonautas e atores de cinema soviéticos. É sempre confortável ir às compras de carro: na avenida Niévski e na loja de departamentos DLT (Casa do Comércio de Leningrado) ficam uma série de boutiques de empresas conhecidas, desde Armani até Versace.

Já o museu Hermitage 20–21, situado no edifício do Estado–Maior, na Praça do Palácio, aguarda os interessados em arte contemporânea. E quem está à procura da arte atual russa deve dar uma olhada na Galeria de Marina Gisitch, onde é possível ver e comprar pinturas, composições, esculturas, gravuras e fotografias de artistas dos anos 1980 ao 2000.

Os apreciadores da tecnologia da aviação irão gostar dos passeios aéreos. Os voos sobre a cidade, assim como o passeio em um avião esportivo até os belos lagos e florestas da Carélia, podem ser realizados tanto na qualidade de passageiro quanto na de piloto.

Em São Petersburgo, também é possível alugar um barco, uma lancha esportiva, um jet ski, um navio, um iate à vela ou a motor tanto para passeios pelos rios e canais da cidade como para pesca nos lagos da região e na saída para o mar Báltico, através do Golfo da Finlândia.

Depois de todas as aventuras, a filial do mundialmente famoso bar e restaurante Buddha Bar pode proporcionar uma noite em um ambiente relaxante. Mas, se ao contrário, você quer fazer barulho e se divertir, então a opção é o clube de elite Jelsomino Café, com restaurante e karaokê. Você poderá encomendar e cantar a sua canção favorita com acompanhamento profissional, assistir a um show, bem como provar caviar preto e outros pratos gourmet.

Nos próximos anos, nos subúrbios de São Petersburgo, devem ser inaugurados alguns clubes de golfe com hotéis e restaurantes localizados nas edificações de antigas propriedades rurais.

 

Confira outros destaques da Gazeta Russa na nossa página no Facebook

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies