As 8 reservas naturais mais belas do território russo

Lago Baikal Foto: Lori / Legion Media

Lago Baikal Foto: Lori / Legion Media

Passeie por áreas de preservação ambiental onde espécies raras tornam as paisagens ainda mais impressionantes.

1. Reserva do Baikal

A reserva se estende em torno do lago Baikal, o mais profundo do planeta e uma das maiores fontes de água doce do mundo. Suas margens são emolduradas por florestas de coníferas e árvores decíduas, que abrigam mais de 300 espécies de animais e mais de 80 espécies de plantas, 25 das quais estão inscritas no Livro Vermelho da Rússia (ameaçadas de extinção).

Os rios dessa reserva são habitados, por exemplo, pelo nalim (bacalhau de água doce) e taimen (uma espécie de truta salmonada). Embora com restrições, a pesca é permitida e representa uma das atividades prediletas dos turistas e da população local.

A reserva fica aberta o ano inteiro para visitação. É possível se hospedar de em um dos campings às margens do lago; os preços são bem convidativos e tanto os moradores locais como donos desses “vilarejos turísticos” costumam ser simpáticos e acolhedores.

Mais informações:
Grande trilha do Baikal
http://www.greatbaikaltrail.org/en

Caiaquewww.chargelife.com 

2. Kuznétski Alatau

O reserva de Kuznetski Alatau está situada no centro-sul da Sibéria. Em um vale cercado por montanhas altíssimas, encontra-se uma floresta virgem de pinheiros, onde crescem cedros e correm rios de montanha com água cristalina, enquanto geleiras e águas subterrâneas alimentam os enormes lagos profundos.

A reserva é extremamente popular entre os turistas locais, tanto no inverno quanto no verão. As rotas nessa região não são complexas, pois existem trilhas abertas e alguns abrigos para quiser acampar. A distância que separa uma casa da outra geralmente equivale a uma caminhada de um dia.

Mais informações: http://www.sayanring.com/

3. Reserva de Altaí

A Reserva de Altaí, uma das maiores reservas naturais do país, foi incluída na lista de patrimônio cultural e natural da humanidade pela UNESCO, recebendo o nome de “Montanhas douradas do Altaí”. Está cercada por altas montanhas, e ao sul encontra-se o lago Teletskoie. Em toda a reserva natural não há estrada alguma, tornando a região ainda mais atraente para os turistas ecológicos.


Região de Altai

A maior parte da reserva é coberta por uma floresta selvagem, com poucas trilhas abertas por lenhadores. Também existem ali 1.190 lagos com água cristalina e gelada.

Nas proximidades fica o cume mais elevado das montanhas do Altaí e da Sibéria, o monte Belukha. Mas para chegar ao topo, é preciso equipamento especial e bom preparo físico. Do alto das montanhas, surgem paisagens de extraordinária beleza, e com sorte, os visitantes podem se deparar com uma fera extremamente rara e nobre: o leopardo-das-neves, inscrito no Livro Vermelho da Rússia.

Para os fãs de tranquilidade, o vilarejo às margens do lago Teletskoie é uma boa pedida: ali você vai encontrar uma aconchegante cabana de madeira por uma diária de US$ 10 por pessoa, com deliciosos espetos de carne fresca e verdadeira sauna russa.

Mais informações: http://eng.altai-republic.ru/modules.php? op = modload & nome =seções & arquivo = índice & req = viewarticle & artid= 27 & page = 1

4. Reserva de Kronótski

Situada na península de Kamtchatka, a reserva de Kronotski é uma das mais antigas áreas protegidas da Rússia. Além de admirar a paisagem em torno do famoso vulcão ativo Kronotskaia Sopka, os visitantes passeiam por inúmeras cachoeiras e lagoas térmicas.

Lá também está o Vale de Gêiseres, que foi incluído na lista oficial das sete maravilhas da Rússia. Trata-se de um lugar único no continente eurasiático, e o tamanho dessa área excede os famosos campos de gêisers da Islândia.

Mais informações:

http://www.wildkamchatka.ru/eng/eng/kamchatka_s_parks/strict_nature_reserves_/zapovédnik s_/kronotsky_nature_ reserva

5. Reserva  do Cáucaso

Essa reserva fica localizada nas encostas norte e sul do Cáucaso Ocidental e também está presente na lista de patrimônio natural da humanidade pela UNESCO. Perto dela também está a famosa cidade de Sôtchi, sede das próximas Olimpíadas de Inverno em 2014.

O território da reserva inclui montanhas de cinco mil metros, como a Kazbek e a Elbrus (o ponto mais alto da Europa). Vale a pena mencionar o lago de Kezenoiam, cujas águas ficam de uma cor azul brilhante em dias ensolarados e abrigam uma espécies exclusivas de peixes.


Região do Cáucaso do Norte

Para visitar as outras partes da reserva, é preciso obter uma autorização especial. Entre as informações necessárias, estão: lista de participantes, dados dos passaportes e cópias do passaporte de cada um deles, o nome do líder do grupo, rota/itinerário planejado, período de estadia, taxa de entrada (cerca de 5 dólares por pessoa por dia: US$ 1,5 para crianças). Essa autorização pode ser obtida na sede de reservas em Sôtchi (Rua Karl Marx, 8, sala 10).

6. Grande reserva do Ártico

Essa reserva que vai até círculo polar ártico engloba o extenso deserto ártico e a tundra ártica. Como fica coberto de neve durante a maior parte do ano, só desaparece por um curto período de tempo durante o verão. Aliás, a grande reserva do Ártico é lar dos ursos polares.


Região do círculo polar ártico

Mais informações: http://www.volkov.travel/?nc80 & versão = en

7. Pântano de Vasiugan

É um dos maiores pântanos do mundo e está localizado no oeste da Sibéria, entre os rios Irtich e Ob. Os turistas raramente visitam esses lugares, pois poucas pessoas se arriscam a perambular pela imensa extensão inundada com água, embora os pântanos geralmente não sejam profundos. O mais impressionante é que no meio de vastos campos aquáticos encontram-se ilhas secas cobertas por florestas.

Mais informações (apenas em russo): http://tonkosti.ru/%D0%92%D0%B0% D1% 81% D1% 8E % D0% B3% D0% B0% D0% BD %% D1% 81% D0% BA % D0% B8% D0% B5_ %% D0% B1% D0% BE % D0% BB % D0% BE % D1% 82% D0%B0

8. Reserva Marinho Oriental

A ideia de criar essa reserva surgiu para preservar as espécies marinhas e costeiras de animais, tubarões e serpentes marinhas, e plantas. O mundo animal, em geral, tanto debaixo d'água, como em sua superfície, é extremamente diversificado, mas a maioria dos animais, infelizmente, também está ameaçada de extinção.


Rio na República Kómi, no Extremo Oriente Russo

Ali, o visitante se depara com um mar limpo e virgem, praias estreitas de grama e florestas decíduas.Na região norte da reserva, há um hotel que proporciona um confortável descanso à beira da praia.

Mais informações: http://dalintourist.ru/en/ecological_tours /? idnews = 329

 

Confira outros destaques da Gazeta Russa na nossa página no Facebook

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies