Kissiêl, um suco de bagas que vale por uma refeição

O kissiêl era considerado o terceiro serviço, como café ou chá. Foto: Anna Kharzeeva

O kissiêl era considerado o terceiro serviço, como café ou chá. Foto: Anna Kharzeeva

Suco estava presente por toda parte na União Soviética.

O kissiêl é um tipo de suco de bagas com amido que de tão encorpado vale por uma refeição. Recordo até hoje de estar almoçando na casa do meu melhor amigo e sua mãe colocando um copo de kissiêl na minha frente no começo da refeição.

Minha avó concorda: "O kissiêl estava em toda parte, em toda cafeteria, nas lojas onde se vendia todo tipo de coisas. Ele eram vendido pronto também, em blocos sólidos que só precisavam ter água adicionada".

Ela e minha mãe adoram esse suco-sobremesa, e tomavam os restos de todas as outras crianças no jardim de infância, segundo as próprias.

A vovó conta que nos tempos soviéticos, o kissiêl era o "café ou chá", geralmente servido como um "triêtie", ou seja, o terceiro serviço. As opções também tinham o "kompot", ou seja, um tipo de suco feito de frutas cozidas.

Ingredientes:

1 xícara de oxicoco (cranberry);
¾ de xícara de açúcar ;
2 colheres de sopa de amido;
2 xícaras de água.

Modo de preparo:

Lave as bagas com água quente, e esmague-as com um pilão ou uma colher. Acrescente ½ xícara de água fervente, passe por uma peneira e aperte com um tecido. Separe o suco.

Coloque os restos da baga em uma panela e adicione 2 xícaras de água. Leve ao fogo e ferva por 5 minutos. Então coe e reserve o suco. Adicione açúcar ao suco e ferva novamente até o açúcar se dissolver.   

Acrescente o amido e ferva, mexendo até que o amido dissolva e o suco tenha engrossado. Adicione o suco reservado à mistura engrossada e misture bem.

Confira outros destaques da Gazeta Russa na nossa página no Facebook

Autorizamos a reprodução de todos os nossos textos sob a condição de que se publique juntamente o link ativo para o original do Russia Beyond.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies