Esta “salada russa” vai encher sua mesa de Ano Novo de tradição

Salada típica data de 1860 e é uma tradição na celebração do Réveillon até os dias de hoje.

Salada típica data de 1860 e é uma tradição na celebração do Réveillon até os dias de hoje.

Lori/Legion Media
Os preparativos para o Ano Novo estão a todo vapor na Rússia. Isto quer dizer que milhares de homens e mulheres, da Crimeia ao Kamtchatka, estão picando verduras e legumes neste instante para preparar o prato mais popular do Réveillon russo: a "Salada Olivier". Aprenda aqui a receita!

As gerações mais novas podem até pensar que o nome desta salada vem do famoso chef britânico Jamie Oliver. Mas suas raízes são muito mais profundas.

A versão original da salada foi inventada na década de 1860 pelo belga Lucien Olivier, então chef do Hermitage, um dos restaurantes mais célebres de Moscou.

A Salada Olivier ganhou popularidade muito rápido entre os frequentadores do Hermitage, tornando-se o carro-chefe do restaurante. A receita exata – sobretudo do molho – era um segredo guardado a sete chaves, mas sabia-se que a salada continha grouse, língua de vitela, caviar, alface, caudas de lagostas, alcaparras e pato defumado (ainda que também fosse possível variar os ingredientes conforme a estação).

Já o molho original Olivier era um tipo de maionese feita com vinagre de vinho francês, mostarda e azeite provençal, com pequenas variações e toques secretos.

Hoje em dia, a salada Olivier é um prato tradicional preparado com batatas cortadas em cubos, legumes, ovos e, às vezes, presunto, além de um molho à base de maionese.

No mundo inteiro, o prato é comumente conhecido como “salada russa”, embora a expressão possa também ser confundida com o que se conhece na Rússia pelo nome de "vinagrete".

Além disso, em muitas comunidades russófonas, assim como no próprio país, a salada se tornou um dos principais pratos servidos durante as celebrações de Ano Novo.

Ingredientes

4 batatas

2 cenouras

3 ovos

200 gramas de ervilhas

7 picles

1 cebola

300 gramas de salsicha defumada

Maionese a gosto (se preferir, tempere-a)

Modo de preparo

1) Ferva os legumes e ovos. Tire os ovos após 10 minutos de fervura e mergulhe-os em água fria. Também é importante não ferver demais os legumes - eles devem estar macios, porém sem desmanchar, para podermos fatiá-los e adicioná-los à salada depois.

2) Lave todas as verduras e os ovos fervidos, e corte-os em cubos pequenos.

3) Antes de cortar os picles, esprema-os para retirar a água.

4) Ao final, acrescente as ervilhas.

5) Cubra todos os ingredientes com uma boa porção de maionese.

Priátnogo appetita!

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Autorizamos a reprodução de todos os nossos textos sob a condição de que se publique juntamente o link ativo para o original do Russia Beyond.

Leia mais

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies