Mannik de maçã, a torta perfeita para a preguiça de domingo

Ingrediente comum na Rússia, semolina serve de base para esse prático e delicioso doce.
Massa de semolina facilita preparo sem alterar propriedades nutricionais Foto:Vostock-Photo

A semolina, amplamente conhecida como “manka” na Rússia, não é apenas o ingrediente básico para o mingau do café-da-manhã – é também usada como um substituto para a farinha em muitos produtos de confeitaria e assados. Afinal, trata-se de uma solução fácil quem não quer gastar tempo sovando a massa.

A massa feita de semolina pode parecer, à primeira vista, muito aguada, mas não se deixe enganar já que o ingrediente vai gradualmente enrijecendo. Os cozinheiros que preferem esse tipo de massa garantem também que a adição de semolina confere a tortas e bolos um sabor mais intenso, além de uma crosta única e macia.

Além disso, embora a semolina não altere a quantidade de calorias, proteínas, gorduras ou carboidratos na receita, esse ingrediente leva mais tempo para digerir, o que o torna ainda mais benéfico do que as comidas com outros tipos de massa.

A semolina pode ser usada no preparo desde costeletas a pudim e também funciona como uma deliciosa sobremesa por si só. A receita sugerida aqui, um misto de pudim e torta, é chamada “mannik”. No entanto, ainda que esse prato possa ser feito apenas com semolina, há diversas versões com outros ingredientes, como frutas e bagas, que adicionam sabor e, paralelamente, reduzem sua doçura natural.

A receita de mannik a seguir, uma das mais comuns na Rússia, é preparada com um ingrediente que pode ser facilmente encontrado em praticamente qualquer época do ano: maçãs.

Modo de preparo

Ingredientes

*200 g de semolina
*200 g de açúcar
*200 g de sour cream (ou creme de leite fresco)
*2 ovos 60 g de manteiga
*2 maçãs
*½ colher de chá de bicarbonato de sódio
*½ colher de chá de vinagre
*1 pitada de sal

1. Misture o sour cream, os ovos e o açúcar. Adicione uma pitada de sal. Combine o bicarbonato de sódio com o vinagre em uma colher, em seguida, acrescente à mistura.

2. Adicione a semolina. Outros ingredientes podem ser acrescentados neste hora para dar mais sabor, entre eles canela, baunilha ou suco de limão.

3. Misture tudo com a ajuda de um mixer ou liquidificador.

4. Tire o miolo das maçãs e fatie-as. Unte a assadeira com manteiga e, na sequência, espalhe as fatias de maçã no fundo.

5. Corte a manteiga restante em fatias finas e disponha-as sobre os pedaços de maçã.

6. Despeje a massa na assadeira, cobrindo as maçãs com manteiga.

7. Asse o mannik a 130°C por 45 minutos.

Priátnogo appetita!

Gostaria de receber as principais notícias sobre a Rússia em seu e-mail?
Clique aqui para assinar nossa newsletter.

+
Curta a "Gazeta Russa" no Facebook