Okrochka, a tradicional sopa de restos light

Receita versátil não só garante corpo em forma no verão, como melhora saúde.
Geladeira cheia de kefir e vegetais é sinônimo de okrochka Foto:Lori / Legion Media

Está sofrendo com os excessos da semana? São muitas as pessoas que se alimentam mal, bebem demais, não fazem exercício suficiente e trabalham longas horas sem descanso.

“Kefir e halteres” é, por exemplo, o eterno grito de guerra de domingo à noite dos russos de Kaliningrado a Iujno-Sakhalinsk. Eis que surge aquela necessidade de virar a página e começar uma vida saudável. 

Logo se veem obrigados a encher a casa de frutas frescas, vegetais e kefir (leite fermentado, que, segundo europeus orientais e dos Balcãs, teria propriedades místicas mais poderosas que a penicilina). 

Com a geladeira cheia de kefir e vegetais, uma coisa vem imediatamente a cabeça: okrochka. Isto é, pedaços de vegetais frescos com carne e ovos se transformam uma sopa fria tão refrescante quanto nutritiva.

Mesmo nas  receitas tradicionais, os ingredientes variam muito, o que reforça esse aspecto original de “pegar tudo que estiver sobrando e jogar na panela”. 

As preferências regionais predominam, porém: alguns usam língua e linguiça, enquanto outros, peixe defumado e presunto. Todas as versões contêm pepinos frescos, cebolinha, dill, rabanetes e ovos cozidos.

Algumas receitas levam batatas cozidas, mas é melhor evitá-las, pois dão à sopa uma consistência pesada que acaba com a bem-sucedida mistura de texturas suaves e crocantes.

Ingredientes:

• 1 litro de kefir (pode ser substituído por coalhada natural batida);
• 1 xícara de água gelada;
• 300 gramas de carne vermelha ou peixe em cubos;
• 1 pepino sem casca e sementes em cubos;
• 6 rabanetes em cubos;
• 4 cebolinhas em fatias finas;
• ½ xícara de dill;
• 1 colher de sopa de açúcar;
• 1 colher de sopa de sal;
• 2 colheres de sopa de mostarda Dijon;
• 2 ovos.

Modo de preparo:

1. Ferva os ovos em água com sal por 17 minutos. Mergulhe os ovos em uma tigela com água gelada por 7 minutos; isso irá ajudar a separar as claras das gemas, bem como preservar a tonalidade amarelada dessas gemas. Tire a casca e fatie os ovos, separando a gema da clara. Corte as claras em cubos e reserve.

2. Coloque as gemas numa tigela grande (você pode descartar uma delas se estiver preocupado com colesterol) e acrescente mostarda, açúcar e sal. Usando a parte de trás de uma colher, misture os ingredientes até formar uma pasta.

3. Em uma batedeira, misture lentamente o kefir e a água até atingir uma consistência pastosa; assegure-se de que os ingredientes estão bem misturados.

Obs.: uma generosa porção de sour cream (creme de leite fresco) é acrescentada nessa hora nas receitas tradicionais. Como a ideia é manter quantidades mínimas de calorias e gordura, pulamos essa parte. O sour cream torna a sopa mais encorpada, e confere sabor e textura cremosa adoráveis. Também é possível substituí-lo por iogurte grego, que proporciona os mesmos benefícios sem as tais calorias extras. 

4. Adicione o resto dos ingredientes e deixe descansar por pelo menos duas horas antes de servir.

Variações

A melhor coisa da okrochka é que não é preciso seguir nada à risca em sua receita. Entre as diversas variações de okrochka, há quem use kvass (bebida à base de pão fermentado) como kefir como base.

Versão polonesa: misture kielbasa (linguiça polonesa) cozida ou língua, ervilhas e beterrabas descascadas com os tradicionais pepinos frescos, cebolinha, rabanetes e dill. Decore com picles.

Espanhola: combine presunto ou chouriço com pimentões vermelhos assados, aspargos e maçãs. Decore com tomates picados e manjericão. 

Báltica: misture camarão, salmão defumado e outros peixes defumados em lascas, agrião e alho-poró refogado, coberto com suco de limão, sour cream e bastante dill.

Grega: substitua as claras de ovo por uma boa quantidade de iogurte grego, alho, suco de limão e azeite.

Versão com frutas: mix de morangos, cerejas, pêssegos e frutinhas selvagens com pepinos e um pouco de suco de limão. Substitua o dill por hortelã picado!

Confira outros destaques da Gazeta Russa na nossa página no Facebook

+
Curta a "Gazeta Russa" no Facebook