Torta de ameixa, um verdadeiro mix de estações e sabores

Primeira cinzenta no Brasil fica menos amarga com essa receita

Primeira cinzenta no Brasil fica menos amarga com essa receita

Vostock-Photo
Massa doce e recheio ligeiramente amargo formam combinação perfeita. Além de facílima de preparar, torta traz consigo todos os benefícios dessa fruta tão versátil.

Com a chegada do outono na Rússia, os messes de setembro e outubro são a época ideal para comprar ameixas no país. Surgem então diversos tipos, desde as mais resistentes, como as roxas escuras azuladas, até as variações de amarelo e vermelho.

Enquanto isso, no Brasil, embora o período de safra vá de dezembro a fevereiro, já se pode observar os primeiros frutos durante a primavera, sobretudo nos estados de maior produção dessa frutas, como Minas Gerais, Bahia e Distrito Federal.

As variações dependem sobretudo do tamanho, da cor, do sabor e da estação do ano em que se desenvolvem, mas os seus benefícios são igualmente poderosos.

Com alto valor nutritivo, a ameixa possui sais minerais, como cálcio, fósforo e ferro, e vitaminas que ajudam a evitar reumatismo e problemas de pele. Além disso, por conter mais fibras do que qualquer outra fruta ou verdura, é bastante conhecido por suas propriedades laxativas.

Mas atenção! Essa fruta é rica em açúcar e, por isso, deve ser consumida com moderação. Não é a toa que a nossa receita leva um toque amargoso.

A receita a seguir é realmente simples. Baseia-se na massa doce de charlotka, a extremamente popular torta de maçã russa, porém com recheio ligeiramente amargo.

Para extrair o melhor da fruta, selecione as mais escuras e macias, porém ainda firmes.

Ingredientes

Foto: Daria SokolovaFoto: Daria Sokolova

Modo de preparo

1. Lave as ameixas, retire os caroços, e corte-as em pedaços.

2. Pré-aqueça o forno a 180° C.

3. Quebre os ovos em uma tigela, adicione uma colher de açúcar e uma pitada de sal. Bata com um mixer por aproximadamente 5 minutos, ou até que a mistura fique firme. Vá acrescentando pouco a pouco o resto do açúcar.

4. Adicione a farinha peneirada um pouco de cada vez, mexendo lentamente até se tornar uma massa homogênea.

Foto: Daria SokolovaFoto: Daria Sokolova

5. Unte a assadeira com uma pequena quantidade de manteiga e polvilhe com farinha. Algumas receitas sugerem espalhar pasta de amêndoa no fundo da assadeira (para absorver o líquido liberados das ameixas e acrescentar sabor).

6. Despeje parte da massa sobre a assadeira, coloque as ameixas e, em seguida, cubra com o restante da massa.

Plum pie / Daria SokolovaPlum pie / Daria Sokolova

7. Leve a torta ao forno pré-aquecido (preferencialmente, na prateleira do meio) e deixe assar por 40 minutos. Não abra o forno durante o processo de cozimento e espere alguns instantes para desenformar a torta após pronta.

Esta torta de ameixa pode ser servido quente ou fria. Para mantê-lo fresquinha, cubra com um pano de prato ou guardanapo – isto é, se não acabar na mesma hora!

Foto: Daria SokolovaFoto: Daria Sokolova

Priátnogo appetita!

Gostaria de receber as principais notícias sobre a Rússia no seu e-mail?   
Clique aqui para assinar nossa newsletter.

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies