Chucrute, a típica conserva russa cheia de vitaminas

Além de delicioso para beliscar, chucrute russo tem inúmeras propriedades nutritivas

Além de delicioso para beliscar, chucrute russo tem inúmeras propriedades nutritivas

Lori / Legion-Media
Prato também pode levar cenoura e maçã e costuma ser acompanhado de batatas.

Alimento tradicional na Rússia, o chucrute (conserva de repolho fermentado) também é largamente utilizado na culinária europeia, sobretudo na Alemanha, Polônia e Romênia, e nas cozinhas chinesa e coreana, onde é conhecido como kimchi.

Na Rússia antiga, o repolho era tão popular que tinha até uma data em sua homenagem, o dia de Serguêi Kapustnik (kapusta é repolho em russo). Nesse dia, 8 de outubro, reverenciava-se a memória do santo ortodoxo Sérgio de Radonej e tinham início os preparativos para o inverno. Folhas, metades e cabeças inteiras de repolho eram fermentadas para o preparo do chucrute. Além da cenoura, era costume também adicionar arando (cranberries), murtinho (lingonberries), maçãs, ameixas e beterraba ao preparo. Atualmente, as conservas de repolho são preparadas em qualquer época do ano.

De acordo com as crenças populares, o repolho em conserva não deve ser preparado se o cozinheiro estiver de mau humor, pois ficará com um gosto amargo. Além disso, é melhor prepará-lo no quinto ou sexto dia após a Lua nova. Se colocá-lo para fermentar na Lua cheia, ele irá se estragar rapidamente e não ficará crocante.

O chucrute é repleto de benefícios. Ele é rico em vitaminas C, K, B1, B2, B3, B6 e B12 e contém potássio, sódio, cálcio e ferro. Possui efeito antiinflamatório e atenua os sintomas de distúrbios metabólicos e diabetes. É famosa a história de que, em meados do século 18, o capitão e explorador britânico James Cook obrigava seus marinheiros a comer chucrute para evitar o escorbuto, doença causada pela deficiência aguda de vitamina C.

Ingredientes:

Source: Daria SokolovaFoto: Dária Sokolova

1 cabeça de repolho (de 3 a 4 kg)

1 cenoura média (200 g)

1 colher de sopa de sal

Você pode adicionar uma colher de chá de açúcar para que a fermentação do repolho ocorra mais rapidamente. 

Modo de preparo

1. É muito importante cortar o repolho corretamente. Quanto mais finas forem as tirinhas de repolho, mais rapidamente elas irão absorver a salmoura e mais saborosa ficará a conserva. No entanto, as tiras mais largas retêm uma quantidade maior de vitaminas. Então, corte a verdura de acordo com seu próprio gosto. Você pode ralar a cenoura em um ralador de corte grande ou cortar em tirinhas finas.

Source: Daria SokolovaFoto: Dária Sokolova

2. Misture todos os ingredientes em uma vasilha esmaltada ou em um pote de vidro. Em seguida, coloque um peso, como uma pedra ou um recipiente com água, para prensar o repolho, que deverá permanecer em repouso por dois ou três dias dentro de casa, em temperatura ambiente. Durante esse tempo ele deverá fermentar.

Source: Daria SokolovaFoto: Dária Sokolova

3. Em seguida, o repolho deve ser colocado em um local frio - na geladeira, em um porão ou varanda. O repolho mais gostoso é obtido quando permanece a uma temperatura não superior a 0 grau. Uma temperatura muito baixa contribui para a perda de sabor e de grande número de vitaminas, enquanto uma temperatura alta provoca fermentação excessiva e oxidação do alimento. O repolho também deve permanecer imerso em seu sumo, caso contrário irá ressecar.

Source: Daria SokolovaFoto: Dária Sokolova

4. Você pode servir o chucrute com uma colher de chá de óleo vegetal. Como acompanhamento, ele vai bem com batatas cozidas e outras conservas.

Priátnogo appetita! (Bom apetite!)

Gostaria de receber as principais notícias sobre a Rússia no seu e-mail?   
Clique aqui para assinar nossa newsletter.

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies