Sbiten, o quentão medicinal da Rússia

Bebida surgiu em relatos antes mesmo de chegada do chá à Rússia

Bebida surgiu em relatos antes mesmo de chegada do chá à Rússia

Shutterstock/Legion-Media
Alcoólica ou não, bebida com especiarias pode incrementar festa junina; veja receita.

Sbiten é uma tradicional bebida à base de água e ervas, que era muito popular na Rússia medieval. O primeiro registro de sbiten data do século 16, cem anos antes da chegada do chá – Mikhail, o primeiro tsar da dinastia Romanov, recebeu folhas de chá como um presente da China apenas no século seguinte.

Naquela época, porém, sbiten já podia ser encontrado em toda parte pela Rússia: era fabricado em samovares nas tabernas e, quando as temperaturas caíam de verdade, as pessoas preparavam a bebidas nas ruas mesmo.

Não é por acaso que, hoje, há centenas de receitas e versões, e muitos russos consideram sbiten como um remédio caseiro para todos os tipos de doenças (mel, sálvia e erva-de-são-joão o transformam em um poderoso medicamento para resfriados, enquanto cravo e especiarias conferem propriedades antibacterianas à bebida).

Outras variações foram associadas a determinadas cidades. No caso de Moscou, sbiten é preparado com melado, em Kolomna usa-se mais a erva-de-são-joão, enquanto a bebida de Suzdal é fabricada com cardamomo e na taiga siberiana, com frutinhas silvestres.

Quando sbiten é fabricado com vinho em vez de água, mais parece com uma versão russa do Gluhwine, vinho quente popular no norte da Europa, ou do próprio vinho quente e quentão (com cachaça) brasileiros, tão tradicionais nas festas juninas.

Embora não se possa garantir quaisquer benefícios para a saúde ao ingerir a bebida, uma coisa é certa: ela irá aquecê-lo em uma noite fria de inverno. E melhor: basta adicionar suas ervas e especiarias favoritas à esta receita tradicional para variar o sabor.

Try to make this traditional non-alcoholic drink yourself. Source: Anna Sorokina, RBTHVersões mudam de acordo com região, propósito e gosto pessoal Foto: Anna Sorokina/Gazeta Russa

Ingredientes (4 a 5 xícaras ou canecas):

100 g de mel

1 litro de água

5 a10 g de especiarias (canela, cravo)

1 laranja ou limão (opcional)

That's what you will need to make 4-5 portions of sbiten. Source: Anna Sorokina, RBTHMel, água, especiarias e uma laranja, e nada mais Foto: Anna Sorokina, Gazeta Russa

Modo de preparo:

Ferva a água e adicione todos os ingredientes.

Acrescentar pedaços de laranja ou limão irá conferir à bebida um sabor ligeiramente amargo. Mas você pode também adicionar hortelã, gengibre, cardamomo, noz-moscada ou outras especiarias para combinar mais com o seu paladar.

Se a bebida estiver muito doce, acrescente mais água. Depois de ter adicionado todos os temperos, deixe ferver por 30 minutos.

No preparo da versão alcoólica, adicione vinho tinto seco (ou do Porto) na proporção de 200 ml de vinho para cada litro de sbiten.

Ao servir, coloque um pauzinho de canela e uma fatia de limão em cada xícara. E não se esqueça: beba bem quente!

Sbiten is a perfect drink for warming up. Source: Anna Sorokina, RBTH For an alcoholic Além de fortificante, bebida literalmente aquece o corpo no frio Foto: Anna Sorokina, Gazeta Russa

Gostaria de receber as principais notícias sobre a Rússia no seu e-mail?  
Clique aqui para assinar nossa newsletter. 

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies