Saiba preparar pratos com arroz à moda russa

Os russos gostam de comer arroz, mas nem sempre na forma como se costuma consumi-lo no Brasil.

Os russos gostam de comer arroz, mas nem sempre na forma como se costuma consumi-lo no Brasil.

Photoxpress
Alimento popular entre os russos, o arroz pode ser servido de várias formas.

Acredita-se que o arroz (“ris”, em russo) foi introduzido na Rússia durante o reinado de Piotr I (Pedro, o Grande), através da Hungria. Durante muito tempo o arroz foi chamado de trigo sarraceno, e o uso do nome "ris", do inglês rice, se consolidou apenas no final do século 19. Atualmente na Rússia o arroz é cultivado principalmente em Kuban, na região inferior do rio Volga, no norte do Cáucaso e no território de Primorski.

Os russos gostam de comer arroz, mas nem sempre na forma como se costuma consumi-lo no Brasil. Este artigo traz uma seleção de pratos russos preparados com arroz e uma tradição que também vemos em festas brasileiras.

1.  Cobrir com leite e geleia? Pois não.

Foto: Shutter Stock/Legion Media

Assim como no Brasil, os russos costumam consumir arroz doce, cozinhando o grão no leite com açúcar. Mas diferente do que vemos aqui, os russos adicionam frutas secas, mel, geleia e compotas ao arroz. Esse tipo de mingau costuma ser consumido no café da manhã ou como sobremesa após as refeições.

2.  Misturar com ovo cozido e passas em uma torta? Por que não?

Foto: Photo do arquivo

Gubadia é uma torta doce tártara, onde o arroz, uvas passas, kurt (bolas de queijo salgado e seco, feito com a parte sólida do leite coalhado ou de iogurte, popular na Ásia Central) e ovos cozidos desempenham o papel de recheio.

3.  Economizando carne.

Foto: Photoxpress

As tefteli (espécie de bolinho) russas se parecem com almôndegas, mas na verdade são bolinhos de arroz e carne, pois metade do recheio consiste nos grãos.

4.  Afogue-o na sopa.

A ukha (sopa de peixe) clássica contém apenas peixe, batata e cebola, mas no cotidiano, em casa, o arroz é frequentemente acrescentado para encorpar a sopa de peixe.

5.  Kutiá – o arroz nos funerais.

Foto: Photoxpress

Os mortos são reverenciados com um mingau de arroz com passas que é chamado de kutiá. A tradição teve início no período pré-cristão, quando esse prato era considerado "alimento dos antepassados falecidos”.

6.  O arroz nos casamentos

É costume jogar arroz e moedas sob os pés dos recém-casados, o que simboliza prosperidade.

7. Truques práticos com arroz.

Há um provérbio russo que diz: “Salgou de menos, o saleiro está na mesa. Salgou demais, não dá para voltar atrás”. Com efeito, corrigir o segundo problema é bastante difícil, mas é possível se você colocar arroz cru, envolvido em gaze, em uma sopa ou caldo excessivamente salgado. O arroz irá absorver o sal e você ficará livre do problema.

 

Confira outros destaques da Gazeta Russa na nossa página no Facebook

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies