Monumento persa do século 5 a.C. é encontrado em Krasnodar

Além de fragmento de estela, arqueólogos encontraram ruínas de muralhas

Além de fragmento de estela, arqueólogos encontraram ruínas de muralhas

Divulgação
Fragmento de estela traz inscrição em referencia ao rei persa Dario 1º. Objeto de valor histórico inestimável deve se tornar “sensação mundial”, dizem arqueólogos.

Arqueólogos que trabalhavam em escavações no território da cidade antiga de Fanagoria, na região de Krasnodar, sul da Rússia, descobriram fragmentos de uma estela (pedra individual na qual há esculturas em relevo ou textos) de mármore que traz uma inscrição do rei persa Dario 1º, que viveu 500 anos antes de Cristo.

A descoberta tem boas chances de se tornar uma sensação mundial, anunciou a assessoria de imprensa da fundação Volnoie Delo, que é responsável pelo achado e tem sob seu comando o empresário russo Oleg Deripaska.

“A decodificação das inscrições indica que alguém as fez em nome do rei persa Dario 1º”, lê-se na nota divulgada. “A estela tem uma inscrição em língua persa antiga. Estima-se que a data do achado corresponda à primeira metade do século 5 a.C.”

No objeto encontrado observa-se uma palavra não registada antes e o nome de um local interpretado como sendo Mileto, uma das maiores cidades de Jônia, região da costa sudoeste da Anatólia, atualmente na Turquia.

“Mileto estava à frente da chamada revolta jônica das cidades-Estados gregas contra Dario 1º. Foi suprimida em 494 a.C. Pesquisadores acreditam que o rei colocou uma estela de mármore na cidade após sua vitória sobre os gregos”, sugere o comunicado.

“O monumento tinha ainda um texto sobre ele – por exemplo, reportando o triunfo do rei. Mais tarde, um fragmento da estela chegou a Fanagoria – possivelmente, como lastro de um navio, já que não se trata de pedra natural da península de Taman.

Além do objeto vertical, que está sendo analisado em um laboratório especial, os arqueólogos encontraram na acrópole restos de muralhas, “que, por si só, já são importantes para a arqueologia clássica”, diz a fundação.

Quem foi Dario 1º?

Governante persa da dinastia dos aquemênidas. Dario 1º (550a.C.-486 a.C.) expandiu consideravelmente o território de seu país por meio de guerras. Foi enterrado em um mausoléu construído sobre as falésias em Naqsh-e Rustam, próximo a Persépolis  antiga capital do Império Aquemênida, com diversas esculturas ao redor.

Quer receber as principais notícias sobre a Rússia em seu e-mail?
Clique aqui para assinar nossa newsletter.

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies