Portal reúne 150 anos de história em 80 mil fotos gratuitas

Piotr Pavlov. Panorama de Moscou nos anos 1890 e 1990

Piotr Pavlov. Panorama de Moscou nos anos 1890 e 1990

MAMM/MDF
Imagens de museu e arquivos pessoais compõem coleção interativa, que ganhará novas imagens todos os dias.

O Museu de Arte Multimídia de Moscou anunciou o lançamento de um novo portal, História da Rússia em Fotografias, que disponibiliza cerca de 80 mil fotos de registros feitos no período entre 1860 e 2000. A coleção será expandida diariamente.

Segundo a diretora do museu, Olga Sviblova, o objetivo do portal é reunir todas as coleções de museus e de fotos pessoais para criar uma espécie de “Wikipédia visual sobre a história da Rússia”.

O site funciona como um banco de fotos, bastante fácil de usar. Para visualizar as seções de tempo não é sequer necessário saber russo; basta mover o cursor pela linha do tempo que as fotos correspondentes ao período escolhido aparecem na página principal.

Arredores de Moscou, em 1954 Foto: МАММ/МDF 
 "O soldado foi até Berlin..", em 9 de maio de 1945 Foto: МАММ/МDF 
Praça Arbat, em 1958 Foto: МАММ/МDF 
Nikita Khruschov, Guêrman Titov, Iúri Gagárin, Mikhail Súslov e Leonid Brejnev, no aeroporto de Vnúkovo, em 1961 Foto: MAMM/MDF
Moscou, em 1982 Foto: MAMM/MDF
 
1/5
 

“Nós estamos desenvolvendo agora a versão em inglês do site e aperfeiçoando o tradutor automático, porque a busca no site é feita por tags”, explica Sviblova. “Já existem mais de 10 mil delas. Por exemplo, ao buscar pela tag ‘boutonnière’, pode-se ver uma foto do poeta Aleksandr Blok vestindo um em seu paletó.”

“Começamos a pensar nesse portal em 1999, porque entendemos o quão importante seria a criação de uma história fotográfica para as gerações futuras”, diz Sviblova. “Não se pode construir o futuro sem conhecer o passado.”

O projeto mantém cooperação com todos os museus e arquivos do Estado em Moscou, além de centros de exposição regionais e herdeiros de famosos fotógrafos russos.

Os visitantes do site também podem postar suas próprias fotos, melhorar a qualidade das imagens e até virar curadores, criando suas exposições com textos e comentários.

Moscou, em 1955 Foto: MAMM/MDF
Nikita Khruschov (centro), na capital do Uzbequistão, em 1962 Foto: MAMM/MDF
Fonte conhecida como "Roda infantil", em Stalingrado, em 1942 Foto: MAMM/MDF
Praça Voskrésnaia visto do edifício da Duma Municipal de Moscou, na década de 1890 Foto: MAMM/MDF
 
1/4 
 

Gostaria de receber as principais notícias sobre a Rússia no seu e-mail?  
Clique aqui para assinar nossa newsletter.

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies