Estátua de Colombo em Porto Rico será revelada em janeiro

Com mais de 125 metros de altura, obra poderá ser avistada do oceano

Com mais de 125 metros de altura, obra poderá ser avistada do oceano

Divulgação
No início do próximo ano, cidade porto-riquenha de Arecibo vai inaugurar ‘Gênesis de um Novo Mundo’, do artista russo Zurab Tseretéli. Monumento a explorador genovês é mais de três vezes maior que o Cristo Redentor, no Rio.

Embora a inauguração do monumento a Cristóvão Colombo ainda demore alguns meses, a história de sua criação remonta a muito tempo atrás. A escultura foi planejada para o 500º aniversário da chegada do espanhol ao continente americano.

O artista russo Zurab Tseretéli propôs a criação não de um, mas dois monumentos. O primeiro, intitulado “Gênesis de um Novo Homem” foi revelado na presença do então rei da Espanha, Juan Carlos 1º, em 1995, em Sevilha, cidade de onde partiu a frota de Colombo; já o segundo, “Gênesis de um Novo Mundo”, estava previsto para o outro lado do Atlântico e, enfim, decidiu-se que seria instalado em Porto Rico.

“A escultura Gênesis de um Novo Mundo será um complemento conceitual para a obra Gênesis de um Novo Homem”, diz o diretor-executivo do Museu Russo de Arte Contemporânea, Vassíli Tseretéli. “A imagem de Cristóvão Colombo remete a um descobridor que aspira pelo novo, ao inexplorado, e que tenta saciar sua sede de conhecimento. Hoje a escultura se tornou o novo símbolo de Porto Rico”, continua.

Vários países expressaram o desejo de erguer o monumento, mas poucos poderiam arcar com os custos envolvidos no projeto, entre eles os de transporte e instalação.

Além disso, segundo Vassíli, Zurab concordou em colocar o monumento em Porto Rico, porque foi ali onde Colombo aportou em 1493, durante sua segunda viagem.

Um dos parceiros no projeto, o empresário porto-riquenho José González teve então a ideia de cercar o monumento com um parque ecológico para exibir a história da ilha e sua flora tanto antes como depois da chegada do explorador espanhol. O parque terá ainda um complexo educacional com cavernas indígenas.

O monumento está sendo atualmente erguido na cidade de Arecibo, em um terreno costeiro cedido pelo Estado.

Monumento será rodeado por parque e complexo educacional Foto: DivulgaçãoMonumento será rodeado por parque e complexo educacional Foto: Divulgação

Colombo, o Gigante?

A escultura, que exibirá uma embarcação manejada por Colombo, terá proporções homéricas: 126 metros no total (sendo a estátua de Colombo com 25 metros). A título de comparação, a Estátua da Liberdade tem 94 metros, e o Cristo Redentor, 38.

“A altura e as dimensões do monumento estão condicionadas ao projeto e à paisagem circundante”, esclarece Tseretéli. “Zurab sempre projeta o monumento sob o espaço onde será localizado, e desta vez o escultor estava bem ciente de onde queria ergue-lo. Pode-se afirmar que Arecibo exibe a paisagem ideal para o monumento.”

Nos anos anteriores à instalação do monumento, diversas pessoas ressaltaram a semelhança entre o monumento a Colombo em Porto Rico e a escultura de Piotr 1º, em Moscou. Tseretéli garante, porém, que ambas são bem diferentes.

“Não só diferem em tamanho, há mais de 20 anos de separação entre a criação de uma e outra”, diz o diretor artístico. “Os modelos de ambas estão em exibição na Galeria de Arte de Zurab Tseretéli em Moscou. Quem quiser, pode ir vê-los e comparar. Eles não têm nada em comum, seja na representação ou na concepção. Os monumentos são feitos de materiais diferentes e têm aparências completamente distintas”, arremata.

Instalação será concluída em meados de janeiro de 2017 Foto: DivulgaçãoInstalação será concluída em meados de janeiro de 2017 Foto: Divulgação

Confira outros destaques da Gazeta Russa na nossa página no Facebook

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies