Artista siberiano ‘finaliza’ pintura inacabada de Leonardo da Vinci

“Dedicatória a Leonardo da Vinci” inclui cores e elementos novos

“Dedicatória a Leonardo da Vinci” inclui cores e elementos novos

Konstantin Dverin/Museu de Arte Novokuznetsk
‘A Adoração dos Magos’ foi interrompida ao renascentista partir para Milão. Segundo russo, objetivo de nova versão é desenvolver ideia iniciada pelo renascentista.

O artista Konstantin Dverin, de Novokuznetsk (a 3.800 km a leste de Moscou), apresentou esta semana sua obra “Dedicatória a Leonardo da Vinci”, na tentativa de concluir a pintura “A Adoração dos Magos”, que o gênio do Renascimento iniciou em 1481 e agora é mantida no Galeria dos Ofícios, em Florença.

A informação foi divulgada pelo Museu de Arte de Novokuznetsk, onde o quadro ficará exposto até 24 de novembro.

Segundo o artista de Novokuznetsk, sua versão da obra foi precedida por um longo trabalho preliminar no qual estudou a vida e a obra de Da Vinci e cuidadosamente analisou as técnicas artísticas do italiano.

“Claramente, esta é uma ideia brilhante do gênio, mas eu pensei: alguém tentou, em vez de completar, desenvolver e continuar a ideia?”, disse Dverin a repórteres antes da abertura da exposição.

“Durante 540 anos ninguém tentou dizer nada sobre este assunto e então eu pensei: O que me impede de fazer isso? Basicamente, nada, exceto, é claro, a grandeza deste nome. Tenho certa audácia e coragem, e, por isso, tentei fazê-lo. Trabalhei por quatro meses, e o resultado está na frente de vocês”, continuou.

A tela de Dverin apresenta algumas adições ao original: o reflexo da estrela de Belém bem à frente de Maria, e as figuras de Rafael, Michelangelo, Botticelli e Da Vinci, consideravelmente envelhecido, em primeiro plano.

Seguindo a tradição dos artistas da Renascença de retratar si mesmo e pessoas de seu círculo, o artista de Novokuznetsk também inseriu imagens de amigos e conhecidos entre os personagens presentes na obra.

‘A Adoração dos Magos’ foi encomendada pelos monges da Igreja de São Donato de Scopeto, em Florença Foto: Galeria dos Ofícios‘A Adoração dos Magos’ foi encomendada pelos monges da Igreja de São Donato de Scopeto, em Florença Foto: Galeria dos Ofícios

Gostaria de receber as principais notícias sobre a Rússia em seu e-mail?
Clique aqui para assinar nossa newsletter.

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies