Artista russo apresentará instalação gigante no Burning Man 2016

Festival ganha cada vez mais adeptos desde a sua criação em 1986

Festival ganha cada vez mais adeptos desde a sua criação em 1986

Jared Mechaber
Estátua de homem-pássaro será um dos projetos expostos em tradicional festival de música e arte no deserto de Nevada, nos EUA. Obra será parcialmente financiada pelo público por meio de vaquinha on-line.

O artista contemporâneo russo Vassíli Schetínin pretende instalar uma obra de arte chamada “Makhalych: Birding Man” na edição de 2016 do Burning Man, festival de música e arte que acontece anualmente no deserto de Black Rock, em Nevada.

Embora grande parte do orçamento total para a construção de Makhalych, estimado em US$ 97 mil, seja coberto por subsídio fornecido pela comissão organizadora do festival Burning Man, Schetínin abriu uma página de crowdfunding (“vaquinha on-line”) no site indiegogo.com para arrecadar os US$ 15.000 restantes.

Makhalych é um objeto cinético de autoequilíbrio com design interativo, que consiste em seis asas de madeira de 16,5 metros, uma estrutura central de 5,5 metros, e um sistema multimídia responsável pelos efeitos audiovisuais.

O peso das várias partes da escultura é distribuído de tal maneira que os esforços de apenas uma pessoa serão suficientes para colocá-lo em movimento.

Makhalych: Birding Man. Source: Vasily SchetininProjeto russo para o "Burning Man 2016", entre 28 de agosto e 5 de setembro Foto: Vassíli Schetínin

Segundo o autor da obra, Makhalych faz referência a uma variedade de imagens arquetípicas, como máquinas voadoras semelhantes a pássaros, inspiradas por Leonardo da Vinci e pelo arquiteto vanguardista soviético Vladímir Tatlin.

“Uma figura humana, equipada com asas, é sempre símbolo para combater a injustiça, transcender fronteiras e celebrar o pensamento humano”, lê-se na descrição no indiegogo.com.

Schetínin é conhecido na Rússia pela iniciativa de construir uma aldeia de artistas em Nikola-Lenivets, a 200 km de Moscou, que hoje recebe festivais de cultura.

Gostaria de receber as principais notícias sobre a Rússia no seu e-mail? 
Clique aqui para assinar nossa newsletter.

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies