‘Paraíso’, de Kontchalovski, está entre pré-finalistas ao Oscar 2017

‘Paraíso’ estreará nas telonas brasileiras em 26 de janeiro

‘Paraíso’ estreará nas telonas brasileiras em 26 de janeiro

Outnow.ch
Longa sobre 2ª Guerra e Holocausto venceu Leão de Prata de melhor diretor no Festival de Veneza deste ano. Seleção final para o Oscar será anunciada em 24 de janeiro.

Apesar de o brasileiro “Pequeno Segredo” ter sido excluído da lista de potenciais concorrentes ao Oscar de melhor filme estrangeiro, o longa russo ‘Paraíso’, de Andrêi Kontchalovski, garantiu um lugar na primeira chamada (com nove títulos) divulgada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood.

O filme, que se passa na época da Segunda Guerra Mundial e do Holocausto, retrata o destino cruzado de três personagens centrais: Olga (Iúlia Visotskaia), uma aristocrata russa e membro da resistência francesa; o francês Jules (Philippe Duquesne); e oficial de alta patente das tropas nazistas chamado Helmut (Christian Clauss).

Segundo o escritor e crítico russo Anton Dolguin, apesar da forte concorrência, ‘Paraíso’ tem chances de ganhar a estatueta. “Eu não vi todos os filmes que estão na lista dos nomeados, mas, ainda assim, posso citar um que será um forte concorrente: ‘Toni Erdmann’, dirigido por Maren Ade”, afirma.

Mesmo com o favoritismo da comédia alemão, laureada com o prêmio da crítica em Cannes, Dolguin aposta em Kontchalovski, que é bem conhecido nos EUA e já realizou diversos filmes em Hollywood. “Além disso, a Academia sempre avalia bem os filmes sobre a Segunda Guerra Mundial e o Holocausto”, acrescenta.

“Nos últimos dois anos, os vencedores do Oscar de melhor filme em língua estrangeira tinham temática de guerra: ‘Ida’ e ‘Filho de Saul’. Por que não poderia ganhar pela terceira vez um filme com esse assunto?”, sugere o crítico.

‘Paraíso’ estreou em setembro no Festival de Veneza, onde Kontchalovski recebeu o Leão de Prata de melhor diretor junto com o mexicano Amat Escalante. O filme também foi destaque do Festival do Rio 2016 e será lançado nas salas de cinema do Brasil em 26 de janeiro.

A seleção definitiva, com cinco produções na categoria, será anunciada no dia 24 de janeiro. A cerimônia de premiação acontece em 26 de fevereiro, em Los Angeles, nos Estados Unidos.

Fonte: YouTube/acec ancci

Confira abaixo a lista dos nove pré-selecionados à categoria de melhor filme em língua estrangeira no Oscar 2017:

Alemanha: “Toni Erdmann”, de Maren Ade;

Austrália: “Tanna”, de Bentley Dean e Martin Butler;

Canadá: “É Apenas o Fim do Mundo”, de Xavier Dolan;

Dinamarca: “Land of Mine”, de Martin Zandvliet;

Irã: “O Apartamento”, de Asghar Farhadi;

Noruega: “The King’s Choice”, de Erik Poppe;

Rússia: “Paraíso”, de Andrei Kontchalovski;

Suécia: “A Man Called Ove”, de Hannes Holm;

Suíça: “Ma Vie de Courgette”, de Claude Barras.

Gostaria de receber as principais notícias sobre a Rússia em seu e-mail?Clique aqui para assinar nossa newsletter

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies