Nise vence prêmio da audiência em Festival de Cinema Brasileiro na Rússia

Festival bateu recorde de público na noite de abertura.

Festival bateu recorde de público na noite de abertura.

Divulgação
Evento completa nove anos e leva 13 títulos nacionais à Rússia.

O filme "Nise, O Coração da Loucura", de Roberto Berliner, foi o escolhido da audiência no Festival de Cinema Brasileiro na Rússia, de 4 a 9 de outubro em Moscou e de 11 a 16 de outubro em São Petersburgo.

Neste ano, o evento trouxe ao país dez longas, dois documentários e uma animação.

“É muito bom ver como nosso filme tem tocado as pessoas mundo afora e Brasil adentro. Esse projeto foi transformador para todos que participaram. A Nise é uma pessoa fundamental, merece toda a atenção do mundo e eu fico muito orgulhoso de ter jogado um foco de luz a mais na história dela. Esse longa envolveu muita gente e o esforço coletivo foi o que tornou o nosso filme mais potente”, declarou o diretor, Roberto Berliner, após receber a notícia do prêmio. 

O ator Augusto Madeira, que participou do filme e esteve na abertura do festival em Moscou, relembrou o caráter revolucionário russo.

“O povo russo sabe valorizar uma revolucionária, tal qual foi a Dra. Nise”, disse. 

Recorde de público

A história retratada no filme se passa na década de 1940, em um hospital psiquiátrico do Rio de Janeiro. Então, a médica psiquiatra Nise da Silveira propõe uma nova forma de tratamento aos pacientes que sofrem de esquizofrenia, eliminando métodos violentos como o eletrochoque e a lobotomia.

A obra venceu diversos outros prêmios, como “Melhor filme” e “Melhor atriz” no 28º Festival de Tóquio (2016), "Melhor longa de ficção" pelo Júri Popular no Festival de Cinema Latino de Epernay, na França (2016), e "Melhor filme" e "prêmio da audiência" no Festival Internacional de Cinema do Rio de Janeiro (2015).

A 9ª edição do Festival de Cinema Brasileiro em Moscou bateu recorde de público na estreia. Mais de 800 espectadores estiveram presentes `à exibição de Nise, no cinema Oktiabr, um dos principais da capital russa.

Confira outros destaques da Gazeta Russa na nossa página no Facebook

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies