Nise vence prêmio da audiência em Festival de Cinema Brasileiro na Rússia

18 de outubro de 2016 Maria Azálina, Gazeta Russa
Evento completa nove anos e leva 13 títulos nacionais à Rússia.
NiceNise - O coração da loucura
Festival bateu recorde de público na noite de abertura. Foto:Divulgação

O filme "Nise, O Coração da Loucura", de Roberto Berliner, foi o escolhido da audiência no Festival de Cinema Brasileiro na Rússia, de 4 a 9 de outubro em Moscou e de 11 a 16 de outubro em São Petersburgo.

Neste ano, o evento trouxe ao país dez longas, dois documentários e uma animação.

“É muito bom ver como nosso filme tem tocado as pessoas mundo afora e Brasil adentro. Esse projeto foi transformador para todos que participaram. A Nise é uma pessoa fundamental, merece toda a atenção do mundo e eu fico muito orgulhoso de ter jogado um foco de luz a mais na história dela. Esse longa envolveu muita gente e o esforço coletivo foi o que tornou o nosso filme mais potente”, declarou o diretor, Roberto Berliner, após receber a notícia do prêmio. 

O ator Augusto Madeira, que participou do filme e esteve na abertura do festival em Moscou, relembrou o caráter revolucionário russo.

“O povo russo sabe valorizar uma revolucionária, tal qual foi a Dra. Nise”, disse. 

Recorde de público

A história retratada no filme se passa na década de 1940, em um hospital psiquiátrico do Rio de Janeiro. Então, a médica psiquiatra Nise da Silveira propõe uma nova forma de tratamento aos pacientes que sofrem de esquizofrenia, eliminando métodos violentos como o eletrochoque e a lobotomia.

A obra venceu diversos outros prêmios, como “Melhor filme” e “Melhor atriz” no 28º Festival de Tóquio (2016), "Melhor longa de ficção" pelo Júri Popular no Festival de Cinema Latino de Epernay, na França (2016), e "Melhor filme" e "prêmio da audiência" no Festival Internacional de Cinema do Rio de Janeiro (2015).

A 9ª edição do Festival de Cinema Brasileiro em Moscou bateu recorde de público na estreia. Mais de 800 espectadores estiveram presentes `à exibição de Nise, no cinema Oktiabr, um dos principais da capital russa.

Confira outros destaques da Gazeta Russa na nossa página no Facebook

+
Curta a "Gazeta Russa" no Facebook