Filme centrado na 2ª Guerra é indicação russa ao Oscar 2017

21 de setembro de 2016 ITAR-TASS
“Paradise”, de Andrêi Kontchalôvski, conta a história de três vidas entrelaçadas durante o conflito. Filme já venceu Leão de Prata no Festival de Veneza; assista a trailer.
Diretor escolhido se negou a entrar com indicação ao Oscar em 2015 Foto:Kinopoisk.ru

O longa russo “Paradise” (título internacional para “Rai”), do diretor Andrêi Kontchalôvski, foi selecionado para representar o país no Oscar 2017 como possível candidato a melhor filme em língua estrangeira.

A história entrelaça o destino de três pessoas durante a Segunda Guerra Mundial: a emigrante russa Olga, aristocrata e membro da Resistência; o colaborador nazista e policial francês Jules; e Helmut, oficial de alta patente na SS (Schutzstaffel, guarda de segurança do partido nazista).

A escolha foi feita por um comitê presidido pelo ator e diretor Vladímir Menchov.

“Obrigado, colegas. De alguma forma tudo passou por mim – bom, é melhor eu concordar com vocês”, disse Kontchalôvski ao comitê após o anúncio da decisão.

A fala de Kontchalôvski fez referência a sua recusa de representar a Rússia com “As noites brancas do carteiro” em 2015.

O cineasta, que é irmão de Nikita Mikhalkov (“O Sol Enganador”), é crítico do que chama de “hollywoodização do mercado” e da consequente influência no gosto dos espectadores russos.

Mais recente longa de Kontchalôvski se passa durante Segunda Guerra Foto: Kinopoisk.RuMais recente longa de Kontchalôvski se passa durante Segunda Guerra Foto: Kinopoisk.Ru

“Paradise” estreou no último dia 8 de setembro, durante o Festival de Cinema de Veneza, onde ganhou um Leão de Prata.

O 89ª cerimônia de premiação do Oscar será realizada em Los Angeles, nos Estados Unidos, em 26 de fevereiro de 2017.

Ainda não há data de estreia prevista para o Brasil.

Fonte: YouTube/Monica Cabras

Quer receber as principais notícias sobre a Rússia em seu e-mail?
Clique aqui para assinar nossa newsletter.

+
Curta a "Gazeta Russa" no Facebook