Festival de Cinema do Brics terá quatro concorrentes de cada país-membro

Programação paralela terá outros nomes do cinema russo

Programação paralela terá outros nomes do cinema russo

PhotoXPress
Confira os concorrentes russos em evento que acontecerá em Nova Déli, na Índia, entre os dias 2 e 6 de setembro. Premiação antecederá cúpula de líderes do Brics.

Às vésperas da cúpula de líderes do Brics, que acontecerá nos dias 15 e 16 de outubro em Goa, na Índia, o país asiático irá promover um festival dedicado ao cinema dos Brics, no qual cada país-membro concorrerá com quatro produç˜ões.

Entre os filmes russos que serão apresentados na competição estão “14+”, dirigido por Andrêi Zvyagintsev, “Pro lubov” (“Sobre o amor”, em tradução livre”), de Anna Melikian, “Bitva za Sevastopol” (“Batalha por Sevastopol”), de Serguêi Mokrítski, e “Sámi lútchi den” (“O melhor dia de todos”), de Jora Krijôvnikov.

O festival, que está sendo organizado pela Direção de Festivais de Cinema (DFF) da Índia, conta ainda com ajuda da Academia Nacional de Artes Cinematográficas da Rússia e do Departamento de Cinematografia do Ministério da Cultura russo.

“O primeiro-ministro [indiano Narendra Modi] queria muito que a cúpula do Brics desta vez não se restringisse apenas a relações políticas, mas também à interação entre pessoas comuns. Portanto, planejamos um festival de cinema para mostrar as culturas dos vários países por meio de seus filmes”, disse o diretor da DFF, C. Senthil Rajan, ao jornal “The Hindu”.

A iniciativa do governo indiano foi reverenciada pelo diretor do Departamento de Cinematografia do Ministério da Cultura da Rússia, Viatcheslav Telnov.

“Apreciamos muito o privilegiado status da parceria estratégica entre Rússia e Índia. Recebo com muita gratidão o festival de cinema que será realizado em Nova Déli, no âmbito da presidência indiana do Brics [desde fevereiro passado - GR]”, disse Telnov.

“Estou certo de que o crescimento contínuo da prolífica cooperação multilateral em cinematografia é de nosso interesse comum e está alinhado com a política dos Estados-membros do Brics”, acrescentou.

O festival de cinema do Brics acontecerá entre os dias 2 e 6 de setembro. Além dos filmes concorrendo no concurso, haverá uma seleção alternativa de outras produções dos Brics, como, por exemplo, o russo “O retorno de Erkin”, de Maria Guskova.

A lista de filmes brasileiros selecionados ainda não foi confirmada.

Confira abaixo trailers de dois filmes russos que serão exibidos no festival:

“Batalha por Sevastopol”

Fonte: YouTube/ Meteor Film

O retorno de Erkin

Fonte: YouTube/TIFF Trailers

Com material da agência de notícias Tass

Gostaria de receber as principais notícias sobre a Rússia no seu e-mail?      
Clique aqui para assinar nossa newsletter.

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies