Brics terão festivais de cinema russo ao longo do ano

Primeira edição do evento em Mumbai recebeu mais de 5.000 visitantes

Primeira edição do evento em Mumbai recebeu mais de 5.000 visitantes

PhotoXpress
Eventos periódicos prometem sessões abertas e debate com cineastas locais. Rio de Janeiro sediou festival análogo em meados de novembro.

Os festivais de cinema russo serão realizados durante todo o ano nos países do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), disse o vice-presidente do Sindicato Russo de Cinematógrafos, Oleg Ivanov, à agência Tass. O cineasta participou da primeira edição do evento em Mumbai, na Índia.

"Queremos manter esses dias em todos os países do Brics durante o ano”, disse Ivanov. “Ao todo, temos vários festivais em 25 países, mas os seus espectadores são geralmente nossos compatriotas.”

Segundo ele, a ideia é que esses eventos incluam sessões abertas e encontros com cineastas locais para discutir as oportunidades de cooperação na área.

A primeira edição em Mumbai, realizada entre 16 e 19 de novembro, recebeu mais de 5.000 visitantes.

“O evento na Índia foi sem precedentes. Envolveu estrelas russas e foi acompanhado por um enorme interesse pelos espectadores”, disse Ivanov. “Os próximos devem ser mantidos no mesmo formato.”

Em meados de novembro, o Rio de Janeiro recebeu a segunda edição de um festival análogo, a Semana de Filmes Russos. Durante seis dias, o Espaço Itaú de Cinema em Botafogo exibiu seis títulos lançados entre 2014 e 2015, como “Meu Querido Hans” e “Os Irmãos Tchekhov”. Boa parte dos filmes selecionados para a mostra tinham relação direta com a vitória soviética sobre os nazistas.

Publicado originalmente pela agência Tass

 

Confira outros destaques da Gazeta Russa na nossa página no Facebook

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies