‘O Reino Gelado 2’ chega aos cinemas nesta quinta

Animação russa é baseada na mesma obra que serviu de inspiração para ‘Frozen’

Animação russa é baseada na mesma obra que serviu de inspiração para ‘Frozen’

kinopoisk.ru
Bem recebido em casa e com apelo familiar, sequência de animação russa estreia nas telonas do Brasil nesta quinta-feira (12). Apesar de boas tiradas, críticos internacionais destacaram inconsistência do roteiro e personagens pouco expressivos.

A animação “O Reino Gelado 2” estreia nesta quinta-feira (12) nas salas de cinema 2D e 3D com a promessa de repetir o relativo sucesso obtido na Rússia. Uma das apostas da versão brasileira é a participação de Larissa Manoela, conhecida das crianças pelas novelas “Carrossel” e “Cúmplices de um Resgate”, e João Cortês, que dublam os personagens centrais, Gerda e Orm.

Com piadas mais adultas, a sequência do filme baseado no conto “A Rainha da Neve”, de Hans Christian Andersen, tem agora roteiro original e foi reclassificada na Rússia da categoria “infantil” para “familiar” – no Brasil, tem classificação livre.

“O protagonista dessa vez é o troll [espécie de criatura horrenda ou ogro] Orm, que ficou bem marcado na memória dos fãs da primeira parte”, diz o produtor do filme, Iúri Moskvin.

Após a destruição do reino de gelo, o ex-escudeiro da Rainha da Neve, Orm, tenta se adaptar à vida comum. Trabalha em uma mina para sustentar a casa em que vive com a avó. Mas ele não é grande fã de trabalho, além de ser um azarado nato. Quando uma ameaça paira sobre a cidade e sequestra a filha do rei, Orm vê a oportunidade de mudar de vida.

O troll começa então a contar vantagem, exagerar nas histórias que conta e até mente que derrotou a Rainha de Neve sozinho. Mas a mentira, aparentemente inocente, deixa o mundo em perigo. Para salvar a humanidade, Orm tem que enfrentar uma das batalhas mais difíceis – consigo mesmo.

Fonte: FilmIsNow Movie Trailers International

O desenrolar do filme o coloca no rol de outras animações de sucesso, como “Big Hero”, “Valente”, mas as imperfeições herdadas da primeira parte – defeitos de animação, personagens pouco convincentes e trama confusa – atrapalham, porém, a sua grande vantagem: o charme da visão romântica de mundo característica dos contos antigos.

A tarefa era apenas fazer um filme “divertido, visualmente rico e dinâmico”, garantem os criadores – e objetivo se cumpre.  As imagens marcantes do filme fizeram dele o primeiro longa-metragem de animação russo a entrar para a lista do prêmio Globo de Ouro.

De Voronej ao mundo

Lançado em 2012, o conto “A Rainha da Neve”, de Andersen, inspirou não só ‘O Reino Gelado’, mas também o norte-americano ‘Frozen: Uma Aventura Congelante’. Apesar da distribuição internacional do filme, alguns críticos estrangeiros atribuíram o seu sucesso ao lançamento quase que simultâneo com a produção da Disney.

“É uma animação crua com história confusa”, publicou o “Hollywood Reporter”, que também se referiu a imagens “mal feitas e personagens tão expressivos quanto matriochkas”.

A história de sucesso dos dois filmes não têm, porém, precedentes na Rússia. Ambos foram produzidos em Voronej, a mais de 500 km de Moscou, que até o aparecimento dos estúdios Wizart Animation sequer constava no mapa da animação. A empresa foi criada por um grupo de desenvolvedores de jogos de computador e da indúsria de TI sem experiência nas telonas.

O trailer de “O Reino Gelado’ (2013) surgiu na internet em 2010 e impressionou pela elevada qualidade para os padrões russos. No país, a edição e as imagens em 3D do filme arrancaram elogios de espectadores e críticos.

Assim como o público internacional, os russos criticaram as inconsistências no enredo, que talvez se expliquem pelo fato de o roteiro ter sido reescrito várias vezes, inclusive na fase final.

 

Confira outros destaques da Gazeta Russa na nossa página no Facebook

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies