Game of Trones esculpido na ponta do lápis

Трейлер HBO из грифелей художника Салавата Фидаи

Трейлер HBO из грифелей художника Салавата Фидаи

www.salavatfidai.com
Artista russo cria microesculturas inspiradas em série da HBO.

Ainda faltam alguns meses para a estreia da sétima temporada de “Game of Thrones”, programada para ir ao ar nos Estados Unidos no dia 17 de julho, mas os fãs russos da série já estão ansiosos por conta de um trailer muito peculiar. Nele, os personagens da trama foram substituídos por esculturas em grafite dos símbolos dos clãs beligerantes - Dragão, Leão, Rosa, Lobo e Cervo. As obras são de autoria do escultor russo Salavat Fidai e entusiasmaram tanto os produtores do canal HBO que foram usadas em um vídeo de divulgação da série na Rússia.

Source: YouTube/GameofThrones

Fidai mora e trabalha na cidade de Ufá, capital da República do Bascortostão. Ele começou a esculpir em grafite há cerca de três anos, e abandonou o cargo de vice-presidente de uma grande empresa para se dedicar a essa arte. “Eu simplesmente cansei de trabalhar, ir para o serviço todos os dias, participar de reuniões. Tinha a impressão de que estava me degradando e vivia uma vida tediosa”, disse à Gazeta Russa. Na época, Fidai já possuía uma experiência de mais de 20 anos de trabalho em escritórios.

Foto: www.salavatfidai.comFoto: www.salavatfidai.com

Antes de se tornar escultor, Fidai passou quase um ano viajando, até que encontrou um amigo de infância que o lembrou de um passatempo esquecido: Fidai nasceu em uma família de professores de artes plásticas e ele próprio se formou em uma escola de arte. A primeira coisa que ele experimentou fazer para retomar a vida artística foram cópias em miniatura de pinturas famosas. Ele fazia pinturas em sementes de abóbora e de girassol, em grãos de arroz e em caixas de fósforos e enviou um desses quadros, “A Noite Estrelada”, de Van Gogh, como presente para o diretor do Museu Van Gogh, em Amsterdã.

Foto: www.salavatfidai.comFoto: www.salavatfidai.com

Seus primeiros trabalhos em grafite foram esculturas de personagens de histórias em quadrinhos, como Batman e Darth Vader. Como o grafite é um material muito frágil, as esculturas se quebram frequentemente durante o processo. "Mas isso não me deixa triste, pelo contrário, me estimula. Cada nova escultura é como um desafio para mim: será que conseguirei fazer isso?”, explicou o artista.

Foto: www.salavatfidai.comFoto: www.salavatfidai.com

Ele trabalha duas ou três vezes por semana, geralmente à tarde ou à noite. “Nesse trabalho o silêncio é importante. A vibração das paredes ou do chão atrapalha”, disse o escultor. “Quando estou trabalhando com grafite de diâmetro de 0,5 mm, sinto os batimentos do meu próprio coração na ponta dos dedos. Às vezes, você tem que prender a respiração e trabalhar entre as batidas do coração, caso contrário você pode danificar a escultura”, acrescentou.

Foto: www.salavatfidai.comFoto: www.salavatfidai.com

Para fazer as esculturas, Fidai usa uma faca com lâminas substituíveis (craft knife) comum e um microscópio. Os lápis usados para suas esculturas também são comuns, com diâmetro do grafite igual ou inferior a dois milímetros. Ele não usa cola nem montagem fotográfica: todas as esculturas são feitas em bastões inteiros de grafite.

Foto: www.salavatfidai.comFoto: www.salavatfidai.com

Os fãs podem dar uma espiada no processo de criação das esculturas no Instagram de Salavat Fidai. Alguns de seus vídeos já reuniram dezenas de milhões de visualizações. “Sou maníaco por cinema, gosto de um bom filme. Sigo as tendências, mas, mais frequentemente, são os clientes e os assinantes que me dão ideias via Instagram”, contou. “São tantas ideias que serão suficientes até o fim da vida e ainda vão sobrar.”

Foto: www.salavatfidai.comFoto: www.salavatfidai.com

Desde 2015 Fidai trabalha com empresas estrangeiras bastante conhecidas. Por três vezes ele fez esculturas para publicidade da empresa italiana de lápis ecológicos Perpetua – foi assim que surgiram as séries de Star Wars e a série esculpida para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016. 

Foto: www.salavatfidai.comFoto: www.salavatfidai.com

No ano passado, Salavat começou a trabalhar com empresas de cinema: ele esculpiu figuras para os filmes “O Lar das crianças peculiares”, “Planeta dos macacos" e para a animação “Kubo” e, finalmente, começou a trabalhar com a HBO. 

A exposição de suas obras inspiradas na série “Game of Thrones” será inaugurada em Cingapura, em 22 de abril. Já é possível encontrar algumas das miniesculturas para a série em seu instagram.

Autorizamos a reprodução de todos os nossos textos sob a condição de que se publique juntamente o link ativo para o original do Russia Beyond.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies