Visão humanista da vida soviética chega a São Paulo

A velhinha Foto: Vladímir Lagrange

A velhinha Foto: Vladímir Lagrange

Ícone da fotografia soviética, Vladímir Lagrange comanda visita guiada em abertura de sua primeira individual em São Paulo, após passagens por Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

"Pela primeira vez na vida, atravessarei a Linha do Equador e o Oceano. Talvez eu veja o Cruzeiro do Sul." Foi assim, com poesia, que o premiado fotógrafo russo Vladímir Lagrange previu a primeira visita para mostrar sua obra no Brasil, no início de 2014.

Agora, São Paulo é quem recebe as obras do fotógrafo pela primeira vez. Entre 25 de julho e 20 de setembro, a Caixa Cultural da capital paulista abriga a exposição "Assim Vivíamos". São 65 imagens em preto e branco escolhidas a dedo, que mostram cenas do cotidiano da antiga União Soviética.

Marcando a abertura, Lagrange fará uma visita guiada com o curador da mostra, Luiz Gustavo Carvalho, no primeiro dia de visitação, às 11h, para falar sobre sua obra e o papel da fotografia russa na segunda metade do século 20. 

“A mostra é uma ótima oportunidade para o público conhecer mais profundamente o cotidiano da antiga União Soviética por meio de uma testemunha sensível e direta. Na obra de Lagrange, encontram-se drama e humor, além de uma perene compaixão pelo ‘homem simples’, retratado pelo fotógrafo por meio de uma linguagem visual profunda e singular”, dizCarvalho.

Carvalho, que é pianista, conheceu a obra de Lagrange em 2007, durante os quatro anos em que viveu em Moscou. "Lagrange é um fotógrafo russo de extrema importância para o entendimento da sociedade soviética após a morte de [Iosif] Stalin [em 1953]".

Senso de humor humanista

O desejo de Carvalho de trazer a obra de Vladímir Lagrange para o Brasil surgiu após outra exposição curada por ele nos últimos anos, a do fotógrafo lituano Antanas Sutkus.

"A ideia de mostrar a arte de Lagrange veio quase como um complemento a essa exposição, no sentido de que Sutkus oferece uma visão da União Soviética desde um país dominado, enquanto Lagrange traz a visão de dentro da Rússia".

Ambos seguem a tradição humanista. Lagrange mostra, sempre com muito respeito, o cidadão comum da União Soviética com um toque de humor de maneira sutil.

Na análise de Carvalho, esse aspecto constitui outro ponto forte. "O senso de humor é algo delicado porque, na fotografia, pode cair muito facilmente na paródia, na anedota, na caricatura. E de uma maneira perspicaz, sempre guardando o humanismo, as obras dele não caem nestes domínios."

É aí que entra a sensibilidade deste fotógrafo, tão notável quanto sua técnica.

"O dinamismo com o qual ele compõe as imagens é muito interessante. Elas são extremamente elaboradas, inclusive no que diz respeito à geometria das formas. O jeito como ele brinca com os contrastes e as perspectivas também é muito particular", explica Carvalho.

A vida em preto e branco

Nascido em 1939, Lagrange iniciou a carreira aos 20 anos, em uma época em que não havia bons filmes fotográficos em cores à disposição na URSS.

"Isso determinou minha escolha [pelo preto e branco]; todos meus colegas usaram a fotografia em preto e branco. Até hoje, tenho uma certa nostalgia em relação a esse tipo de fotografia", explica Lagrange.

"[O fotógrafo americano do início do século passado] Ansel Adams dizia que a fotografia em cores é literal demais, que não deixa espaço para interpretação pessoal", completa.

Vladímir Lagrange fez carreira trabalhando para veículos de imprensa soviéticos, o que deixa margem para a dúvida: seu trabalho, então, é jornalismo ou arte?

"Quando tiro fotografias, não penso nessa distinção. Esse é o trabalho dos críticos e historiadores. Mas, na minha opinião, a fotografia em si é arte, não importa a tendência seguida pelo autor. Se for realismo, vanguarda, pós-modernismo etc., o importante é não deixar o espectador indiferente", explica.

"É preciso dar algum impacto, trazer algo novo na visão do espectador, que gere reflexão.”

Quanto à censura, questão que também costuma rondar sua obra, ele diz que a autocensura, proveniente "da educação e princípios morais", era mais forte que a exercida pelos editores.

"A censura era mais para escritores, artistas, cineastas. Na revista, não éramos muito perturbados com isso. Hoje em dia, tem algo errado com a imprensa no meu país, mas isso é já outra história."

Política e ideologia à parte, para esse fotógrafo russo, o trabalho é um "remédio contra todas as doenças e a velhice", sempre lhe trazendo novidades.

 

Confira outros destaques da Gazeta Russa na nossa página no Facebook

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies