Praça Vermelha recebe 1º Festival ‘Livros da Rússia’

Evento de quatro dias reúne mais de 300 editoras no centro de Moscou Foto: Evguênia Novojénina/RIA Nóvosti

Evento de quatro dias reúne mais de 300 editoras no centro de Moscou Foto: Evguênia Novojénina/RIA Nóvosti

Iniciativa faz parte de extenso programa do Ano da Literatura na Rússia, cujo objetivo é aumentar o interesse dos russos pela leitura.

A primeira edição do festival “Livros da Rússia”, inaugurado na Praça Vermelha nesta quinta-feira (25), reúne novidades literárias de mais de 300 editoras de todas as regiões do país. A feira se estende por mais de 23 mil metros quadrados, do Museu Nacional de História até o monumento Lóbnoe Mesto, que fica aos pés da Catedral de São Basílio, e está dividida em setores temáticos.

“É um evento excepcional. Ocupamos não só toda a Praça Vermelha, mas também parte da [loja de departamento] GUM, que cedeu espaço para negociantes e colecionadores de livros”, disse Mikhail Seslavinski, diretor da Rospetchat (Agência Federal de Imprensa e Comunicação de Massa), durante uma coletiva de imprensa no local.

Além dos mostruários de livros, organizados conforme gênero literário, há um palco principal e um espaço para conferências, destinado a cerimônias de abertura e encerramento, entrega de prêmios, encontros com escritores famosos e shows. 

 
Colecionadores e sebos ocupam corredores da GUM Foto: Aleksandra Gúzeva/Gazeta Russa

Entre os nomes de destaque que participarão do festival estão Mikhail Veller, Pável Bassinski, Evguêni Vodolazkin, Aleksandr Kabakov, Aleksêi Garibol, Iúri Basmet, Denis Matsuev, Vladímir Pozner e Zakhar Prilepin.

Os organizadores deram também grande atenção à literatura infantil. Haverá encontros com autores de livros para crianças, oficinas criativas, workshops e jogos literários, entre outras iniciativas.

“Quando a ideia dessa feira nasceu, nenhum dos editores podia acreditar em uma oportunidade dessas. Mas é importante que o festival tenha continuação”, diz Vladímir Grigóriev, vice-dirigente da Rospetchat.

“Melhor ainda se começasse no dia de aniversário de Púchkin, em 6 de junho. Temos esperança de que o festival se torne internacional já no ano que vem.”

O 1º Festival Livros da Rússia acontece em Moscou até o próximo domingo (28). Para mais detalhes sobre a programação do evento, acesse www.bookfestival.ru.

 

Confira outros destaques da Gazeta Russa na nossa página no Facebook

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies