Balé Nacional da Rússia apresenta clássicos em turnê no Brasil

“O Lago dos Cisnes”, de Piotr Tchaikovsky Foto: M.Loginov

“O Lago dos Cisnes”, de Piotr Tchaikovsky Foto: M.Loginov

Repertório da trupe é composto por “O Lago dos Cisnes", “Dom Quixote” e o inédito “Sheherazade".

O Balé Nacional da Rússia (Russian State Ballet), dirigido por Viatcheslav Gordeev, fundador e coreógrafo da companhia e ex-primeiro dançarino do Bolshoi, iniciou uma turnê em longa temporada pelo Brasil.

A companhia se apresenta entre os dias 30 de maio e 4 de julho em diversas cidades, incluindo 10 capitais - entre elas, Porto Velho e Teresina, além do Distrito Federal e de cidades como Caxias do Sul, Pelotas, Lajeado e Novo Hamburgo. Existe ainda a possibilidade de a companhia estender a temporada e incluir mais 11 cidades em seu roteiro, antes de seguir viagem pela América Latina.

“A cada ano, trazemos um espetáculo diferente ao Brasil, em um trabalho de popularização do balé; é um desafio viajar por todo o país com equipamento e 40 pessoas [entre dançarinos e pessoal da produção]”, disse à Gazeta Russa o responsável pela excursão da trupe, o produtor Augusto Stevanovich.

Os dançarinos no elenco são quase todos russos, à exceção de duas japonesas, uma italiana e um ucraniano. Já os figurinos e boa parte do cenário, totalizando quase três toneladas de bagagem, vêm exclusivamente da Rússia.

“O Lago dos Cisnes” Foto: M.Loginov

O repertório é composto por três espetáculos: “O Lago dos Cisnes”, de Piotr Tchaikovsky, “Dom Quixote”, de Ludwig Minkus, e o inédito “Sheherazade”, de Rímski-Korssakov.

Entre os dançarinos, os destaques são Anton Korsakov, da companhia Kirov-Marínski, e a bailarina Valéria Vassilieva, do Teatro Kremlin.

Clássicos

A coreografia mais apresentada durante a turnê será “O Lago dos Cisnes”. Trata-se de um clássico que conta a história de uma princesa transformada pela magia de um feiticeiro; durante o dia, ela toma a forma de um cisne e, à noite, volta a assumir formas humanas.

Outra peça tradicional é “Dom Quixote”, história do aventureiro fidalgo que, em companhia de Sancho Pança, vê suas fantasias serem confrontadas com a realidade de forma humorística.

“Dom Quixote” Foto: M.Loginov

Por fim, o espetáculo “Sheherazade” conta a história de um rei da Pérsia que, temendo ser traído por suas amantes, manda matá-las após cada noite de amor.

O Balé Nacional da Rússia foi fundado há mais de 30 anos e, ao lado do Kirov e do Bolshoi, é uma das mais prestigiosas companhias russas de dança. A trupe costuma excursionar regulamente pela América Latina e tem vindo assiduamente ao Brasil. Esta é a quinta vez que o balé se apresenta no país desde 2009.

Para a diretora executiva da turnê, Iúlia Simonova, com as vindas constantes da companhia o público passou a valorizar o elevado nível do balé russo. “Trata-se de um balé bem clássico, onde a postura e os movimentos de braços e de pernas seguem a escola do [Balé] Bolshoi”, disse à Gazeta Russa.

“Sheherazade” Foto: Jack Devant, Viktoria Tereshkina, Danila Korsuntsev

Simonova sublinha que o diretor Gordeev é um perfeccionista e que quem for aos espetáculos vai presenciar o típico bailado russo.

“A técnica e a disciplina são únicas e tão elevadas que se pode ver que quem dança esse tipo de balé clássico de nível tão alto tem o corpo preparado para qualquer coisa”, diz.

A diretora acrescenta que os espetáculos do Balé Estatal Russo não são apenas uma forma de entretenimento. “É uma arte para pensar, um show delicado, onde toda a paciência e o treinamento da escola russa de dança estarão presentes”.

 

Confira outros destaques da Gazeta Russa na nossa página no Facebook

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies