Rio vai participar de evento internacional no Dia da Rússia

Projeto cultural russo vai desembarcar em cinco países estrangeiros Foto: Vladímir Péssnia/RIA Nóvosti

Projeto cultural russo vai desembarcar em cinco países estrangeiros Foto: Vladímir Péssnia/RIA Nóvosti

Orquestras e coros russos se apresentarão em diferentes partes do mundo no próximo dia 12. Expectativa dos organizadores é que a edição do próximo ano inclua também São Paulo.

Para comemorar o 25º aniversário da adoção da Declaração de Soberania do Estado da Federação Russa, o projeto cultural ‘Dia da Rússia pelo Mundo’ levará clássicos russos para salas de Nova York, Paris, Jerusalém, Rio de Janeiro e Pequim. A celebração, que acontece no dia 12 junho, será realizada consecutivamente nas diferentes localidades.

O ponto de partida será Pequim, onde a orquestra da Capela Acadêmica Estatal de São Petersburgo, organização que inclui o mais antigo coro profissional da Rússia e uma orquestra sinfônica, irá se apresentar no Centro Nacional de Artes Cênicas sob a regência de Aleksandr Tchernuchenko.

“A própria China solicitou a apresentação da orquestra da Capela, o que traz uma satisfação especial, pois lá é conhecida e amada”, destacou o autor e diretor do projeto, Iúri Láptev. No repertório estarão “Kamarinskaia”, de Mikhail Glinka, “Capricho espanhol”, de Nikolai Rimski-Korsakov, “Moscou”, de Tchaikovsky, e “Aleksandr Nevski”, de Prokofiev. O espetáculo será transmitido ao vivo por um canal de TV chinês.

Na sequência, será a vez de o Coro Acadêmico Estatal Folclórico da Rússia “Piatnitski” se apresentar em Jerusalém. O concerto em Israel será seguido pela apresentação do Coro Acadêmico Estatal da Rússia “Svechnikov” na Salle Gaveau, em Paris.

Na capital francesa, o programa irá incluir muitas canções da primeira onda de emigração russa. “Aquelas que soaram em Paris no início do século 20, quando lá se apresentavam Fiódor Chaliapin e Aleksandr Vertinski”, diz diretor artístico do coro, Evguêni Volkov.

Ao término do evento em Paris, o conjunto de câmara “Solistas de São Petersburgo” iniciará um concerto no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. O espetáculo contará com a execução de composições de Antônio Vivaldi, do Concerto para Piano nº 17 de Mozart e da serenata para cordas de Tchaikovsky.

O ‘Dia da Rússia pelo Mundo’ será finalmente encerrado no Carnegie Hall, em Nova York, onde Orquestra Sinfônica Acadêmica da Filarmônica de São Petersburgo executará a Sinfonia nº 4 de Tchaikovsky e a Sinfonia  nº 5 de Dmítri Chostakovitch.

A expectativa dos organizadores é que a edição do próximo ano inclua outras cidades, como Londres, Viena, Berlim e São Paulo, bem novas áreas artísticas. A programação do Dia da Rússia em 2016 deve ganhar espetáculos de teatro e balé, além de exposições.

 

Mais informações sobre o evento em nosso calendário cultural

 

Confira outros destaques da Gazeta Russa na nossa página no Facebook

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies