Balé impulsiona retomada de acordos culturais bilaterais

"O sucesso da Escola do Teatro Bolshoi do Brasil, que completou 15 anos em março, é um grande símbolo desse relacionamento na área cultural" Foto: N.Rázin

"O sucesso da Escola do Teatro Bolshoi do Brasil, que completou 15 anos em março, é um grande símbolo desse relacionamento na área cultural" Foto: N.Rázin

Visita de senador responsável por Escola do Balé Bolshoi no Brasil a Ministério da Cultura russo levou a discussão de outros mecanismos de cooperação na área.

A visita a Moscou do senador Luiz Henrique da Silveira (PMDB), idealizador da Escola do Balé Bolshoi no Brasil e presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Rússia, levou o Ministério da Cultura russo a receber uma delegação brasileira para discutir projetos conjuntos no setor na última sexta-feira (17).

Pelo lado russo, participaram do encontro a vice-ministra da Cultura da Federação Russa, Elena Milovzórova; a diretora do Departamento de Apoio Estatal à Arte Popular, Irina Tarasova; e o vice-diretor do Teatro Bolshoi, Anton Guétman.

"Como tem acontecido nos últimos 15 anos, vamos apoiar a escola o máximo possível. Discutimos a direção que tomaremos, e essa será, em primeiro lugar, o apoio técnico e material. É preciso encontrar meios de fazer isso acontecer", disse Guétman após a reunião.

Pelo lado brasileiro, participaram do encontro, além de Silveira, o senador Jorge Viana (PT); o embaixador do Brasil em Moscou, Antonio Guerreiro; o chefe do setor cultural da embaixada brasileira, Igor Germano; o presidente da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, Valdir Steglich; e o diretor da escola, Pável Kazarian.

Na reunião foram abordadas propostas de cooperação bilateral na área cultural para os próximos anos e relembrados diversos acordos bilaterais que estão sendo negociados, entre eles o que trata do estabelecimento de centros culturais, de estímulo a coproduções audiovisuais e de um programa executivo de cooperação cultural até 2017.

"Chamei também atenção para o potencial na cooperação cultural, uma vez que há grande  interesse de ambos os lados, como ficou comprovado com a realização dos 'Dias da Rússia no Brasil', no final de 2013, e dos 'Dias do Brasil na Rússia', em 2014", disse o embaixador brasileiro à Gazeta Russa.

Já a diretora do Departamento de Apoio à Arte Popular, apontou que existe ainda a possibilidade de cooperação cultural do Brasil com outras instituições, regiões e cidades da Rússia, como Kazan e Perm, que nos últimos anos tem se destacado no setor.

"Reuniões entre representantes dos governos dos dois países são muito importantes para chamar atenção para o tema", disse à Gazeta Russa o chefe do setor cultural da embaixada brasileira, Igor Germano.

Para ele, a cultura é o melhor caminho para integrar dois países geograficamente distantes.

"O sucesso da Escola do Teatro Bolshoi do Brasil, que completou 15 anos em março, é um grande símbolo desse relacionamento na área cultural", diz Germano.

Balé como pontapé

Durante o encontro no ministério, Silveira sugeriu utilizar cada vez mais a Escola do Teatro Bolshoi em Joinville como base para intercâmbios bilaterais em outras áreas, como artes plásticas e música erudita, e convidou a vice-ministra russa a participar da 33ª edição do Festival de Dança de Joinville.

O senador também visitou a sede do Teatro Bolshoi em Moscou na segunda-feira (20), onde foi recebido pelo diretor-geral, Vladímir Úrin.

Entre os resultados do encontro, Úrin se comprometeu a fazer um apelo às empresas russas com atividades no Brasil para que apoiem a filial brasileira por meio da Lei Rouanet.    

Além disso, também foi anunciado durante a reunião que mais dois alunos formados na filial do Brasil foram convidados a trabalhar no Balé Bolshoi de Moscou, com previsão de estreia ainda em 2015.

"Se forem assinados os contratos e confirmada também a contratação do bailarino brasileiro David Soares Motta – formado na Escola do Bolshoi em Moscou, com apoio do Itamaraty–, em breve o Brasil passará a ter seis bailarinos no corpo do balé em Moscou", comemora o embaixador brasileiro.

 

Confira outros destaques da Gazeta Russa na nossa página no Facebook

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies