‘Macha e o Urso’ conquista prêmio no ‘Oscar do desenho animado’

Direito de exibição e distribuição de “Macha” foi vendido a Cartoon Network, France Television, KIKA, Sony Music e NBC Universal Foto: kinopoisk.ru

Direito de exibição e distribuição de “Macha” foi vendido a Cartoon Network, France Television, KIKA, Sony Music e NBC Universal Foto: kinopoisk.ru

Animação russa venceu pela primeira vez o prêmio Kidscreen Awards, um dos mais importantes no universo da animação comercial. Canal do desenho no YouTube está entre os líderes no ranking dos conteúdos de internet mais populares.

O desenho animado “Macha e o Urso” venceu o prêmio Kidscreen Awards 2015 na categoria de Melhor Animação. Realizada anualmente em Miami, essa premiação é uma mais importantes no mundo da animação comercial.

“Este é o primeiro reconhecimento internacional de animação russa mais comercial”, declarou o produtor da série, Dmítri Loveiko. “Este prêmio, um tipo de análogo infantil do Oscar para a indústria televisiva, é sinal de que a animação russa entrou em um patamar totalmente novo.”

Recentemente, o direito de exibição e distribuição de “Macha” foi vendido à Turner (Cartoon Network), France Television, KIKA, Sony Music e NBC Universal.

O canal desse desenho no YouTube também entrou para o grupo de liderança no ranking dos conteúdos de internet mais populares, após conquistar o 20º lugar. Com mais de 2,5 bilhões visualizações, já ultrapassou os canais da Disney Car Toys e da banda Maroon 5.

 

Fonte: YouTube

Além de “Macha e o Urso”, os desenhos animados “Alice sabe o que fazer!” e “A Rainha da Neve” estão ganhando seguidores em mercados internacionais.

Animação bem exportada

Nos últimos anos, a animação russa não conquistou nenhum prêmio significativo no segmento comercial. Já no cinema, foram diversos os prêmios e nomeações em competições internacionais no ano passado.

A animação “Why Banana Snarls”, de Svetlana Razguliaeva, fez parte da mostra do Festival de Berlim, e “Meu Estranho Avô”, de Dina Velikóvskaia, ganhou o prêmio na categoria Animação no festival de curtas Amarcort. Mas o maior destaque ficou com “O elefante e a Bicicleta”, de Olésia Chukina, que recebeu oito prêmios em festivais ao redor do mundo, desde o Reino Unido até Xangai.

Publicado originalmente pelo jornal Izvéstia

Confira outros destaques da Gazeta Russa na nossa página no Facebook

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies