Por um Dia da Mulher Musical

Jovens, modernas, talentosas... Quem dominará a cena musical russa em alguns anos? Às vésperas do Dia Internacional da Mulher, a Gazeta Russa escolheu cinco representantes do sexo feminino que têm toda chance de virar estrelas e levar a música do país além das fronteiras.

Naadya


Foto: divulgação

Líder dos grupos "Naadya" e "Moremoney", Nadejda Gritskevich é o novo ícone da cena indie russa. A vocalista estreou no mundo da fama com o vídeo de um ensaio da música "Piráti" (do russo, "Piratas"), em meados de 2013. Inteligente, com uma voz fora do comum, esta garota canta com um estilo inimitável que arrepia a plateia. Naadya fez mais de 30 shows em quase dois anos, com participações em grandes festivais e uma turnê entre Rússia e Ucrânia. Assim, foi considerada pela versão russa do iTunes como uma das "dez estrelas do ano", e seu álbum, lançado no ano passado, entrou no topo de todas as publicações musicais oficiais.

Yana Blinder

 

Yana Blinder Foto: divulgação

Yana Blinder é considerada uma das cantoras mais versáteis da cena russa. Até agora é desconhecida fora do país, mas é pouco provável que continue assim por muito tempo. Yana participou do The Voice e de diversos outros projetos experimentais de peso na Rússia. Com sua voz contagiante, apenas duas semanas depois de sua primeira apresentação, a cantora foi escolhida para abrir o show do lendário grupo pop-rock americano "Blondie". A cantora sublinha que sua música não pode ser tachada em um único estilo, e a descreve como "pop-indie post-rave". Além disso, diz ser apenas uma "garotinha judia de Rostov-no-Don". Mas Yana cresceu no exterior, sobretudo na Espanha, e canta em inglês.

Fonte: YouTube

http://www.lastfm.ru/music/Yana+Blinder

Musia Totibadze

Foto: TASS

Musia Totibadze é uma estudante de 18 anos da escola de teatro MKhAT, em Moscou. Com suas madeixas ruivas e porte de modelo, ela ainda não tem uma grande lista de realizações devido à idade. Mas, na imprensa, Musia é conhecida pela ascendência boêmia, já que é filha do artista Konstantin Totibadze), e por sua participação no disputado Baile de Debutantes da revista Tatler. Por enquanto, Musia tem apenas duas gravações solo, mas uma delas virou hit logo de cara. Com sua letra cheia de ironia, “A verdade sobre o amor" bombou instantaneamente na internet e conquistou os habitués dos clubes noturnos moscovitas. E não há motivo para duvidar de seu sucesso: a garota causa impressão por onde passa e tem um vozeirão que certamente farão dela uma estrela. Se não na música, no teatro.

https://www.youtube.com/user/MusiaToti

Dasha Luks

Dasha Luks Foto: divulgação

Há cinco anos, Dasha Luks agitou a internet com o videoclipe da música "Deusa da Beleza". O hit eletropop alegre, no espírito dos anos 80, e seus grandes shows, cheios de humor e brilho nos vestidos, atraíram a atenção imediata dos jornalistas e milhares de fãs. Entre o dance-pop e o indie, Dasha fez shows nas maiores casas de Moscou, saiu em turnê pelo país, apresentou-se nos Estados Unidos, lançou dois álbuns em russo e em inglês, e sete videoclipes, um deles produzido pela MTV norte-americana. Em 2015, Luks promete voltar com forças renovadas para reivindicar seu título de "Madonna russa".

http://dashaluks.ru

Jekka

Jekka Foto: duvulgação

A líder e ideóloga do projeto Jekka é a jovem arquiteta moscovita Evguênia Nedosékina, que define suas composições musicais como "música eclética pop eletrônica". O Jekka tira sua inspiração de clássicos como David Bowie, Björk e Aretha Franklin, assim como artistas mais up-to-date, como o Tune Yards, o Bat For Lashes e o Gold Panda. Fissurado por novas tecnologias, o Jekka coopera ativamente com artistas de vídeo e se apresenta em festivais "pra frentex", como o Stereoleto, de São Petersburgo, e o FORMA, de Moscou.

https://soundcloud.com/jekka

 

Confira outros destaques da Gazeta Russa na nossa página no Facebook

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies