Rio recebe exposição de ícones russos

A exibição "Ícones Russos" é composta por mais de 40 peças Foto: TASS

A exibição "Ícones Russos" é composta por mais de 40 peças Foto: TASS

Sediada na Academia Brasileira de Filosofia, exibição foi inaugurada na última quarta-feira (25) e traz mais de 40 peças.

A Academia Brasileira de Filosofia, no Rio de Janeiro, inaugurou nessa quarta-feira a exibição "Ícones Russos", composta por mais de 40 peças que mostram a tradição da pintura da antiga Rus, região que abrangia o norte da Ucrânia, noroeste russo, a Bielorrússia e partes da Finlândia e dos Bálticos.

A exposição foi organizada pelo Consulado Geral da Federação da Rússia no Rio de Janeiro em parceria com a paróquia Santa Zenaide - em Santa Teresa, sob o Patricarcado de Moscou - e a Academia Brasileira de Filosofia.

Além disso, o colecionador Eduardo Cavalcanti também disponibilizou cerca de dez trabalhos do russo-brasileiro Dmítri Izmailovitch, que no início do século 20 estudou a arte bizantina na Turquia, aplicando o conhecimento adquirido tanto na pintura de ícones, como na de retratos.

"Vemos essa exposição como mais uma contribuição da parte russa aos eventos culturais dedicados aos 450 anos de fundação do Rio de Janeiro, celebrados em 1° de março", disse o cônsul Andrêi Budaev durante a inauguração.

 

Com material da agência Tass

 

Confira outros destaques da Gazeta Russa na nossa página no Facebook


Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies