15º Concurso Tchaikovsky recebe inscrições até março

Diretor do Teatro Mariínski Valéri Guérguiev Foto: TASS

Diretor do Teatro Mariínski Valéri Guérguiev Foto: TASS

Competição reúne músicos do mundo inteiro nas categorias ‘Piano’, ‘Violino’, ‘Vocal’ e ‘Violoncelo’. Em turnê pelos EUA, o diretor do Teatro Mariínski, Váleri Guérguiev, anunciou a composição do júri do concurso.

A 15ª edição do Concurso Internacional Tchaikovsky, realizado em Moscou – nas categorias ‘Piano’ e ‘Violino’ – e em São Petersburgo – nas categorias ‘Violoncelo’ e ‘Vocal’ – acontecerá de 15 de junho a 3 de julho. Cada categoria terá o seu próprio corpo de jurados para escolher os melhores colocados.

Entre os jurados da categoria ‘Violoncelo’, Guerguiev anunciou nomes como Lynn Harrell (EUA), Mischa Maisky (Israel), David Geringas (Lituânia), Mario Brunello (Itália), e os russos Aleksandr Kniazev e Serguêi Rolduguin, que administra a Casa da Música de São Petersburgo.

O júri desta categoria contará ainda com a presença do diretor artístico do Carnegie Hall de Nova York, Clive Gillinson. “Ter o líder de um local tão influente entre os jurados abre ainda mais perspectivas aos concorrentes, já que o Carnegie Hall irá, seguramente, acompanhar de perto todos os músicos talentosos, e não apenas os primeiros colocados”, disse Guerguiev durante o anúncio.

Já o corpo de jurados da categoria ‘Piano’ vai incluir, entre outros, o pianista Denis Matsuev e o professor do Conservatório Nacional de Paris Michel Béroff. Também foram convidados os pianistas britânicos Barry Douglas e Peter Donohoe, assim como um dos patriarcas do piano, Menahem Pressler.

Na categoria ‘Violino’ estarão os russos Iúri Bachmet e Maksim Vengerov, Leonidas Kavakos (Grécia) e o diretor artístico do Festival de Lucerna, Michael Haefliger, bem como os solistas Salvatore Accardo (Itália) e Liana Isakadze (Geórgia).

Por fim, os vocalistas serão avaliados pela diva russa Olga Borodina, o baixo-barítono Thomas Quasthoff (Alemanha), a soprano Julia Varady (Hungria), o baixo Samuel Ramey (EUA), e pelos mestres de trabalho com vocalistas do New York Metropolitan Opera John Fisher e Sarah Billigherst.

Oportunidade para todos

Segundo os organizadores, músicos de 28 países, incluindo Itália, China, Coreia do Norte, Coreia do Sul, EUA, Taiwan, Alemanha, Suíça, Japão, Ucrânia, França, Colômbia, Espanha e Áustria, já enviaram inscrições para participação no concurso.

Cabe lembrar que o concurso está aberto a músicos do mundo inteiro. Os concorrentes pelas categorias de ‘Piano’, ‘Violino’ e ‘Violoncelo’ não podem ter menos do que 16 anos nem mais do que 32 anos no momento de abertura da competição, em 15 de junho. Já os concorrentes na categoria ‘Vocal’ não podem ter menos do que 19 anos nem mais do que 32 no momento do início do concurso.

As inscrições, que vão até 1º de março, podem ser feitas no próprio site do concurso: http://tchaikovskycompetition.com/en#!/home

 

Publicado originalmente pela agência de notícias Tass

Confira outros destaques da Gazeta Russa na nossa página no Facebook

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies