Rio recebe cineasta Maria Saakian pela primeira vez

"O assassino do Czar", de Karen Shakhnazarov conta a verdadeira história sobre o assassinato da família imperial russa Foto: divulgação

"O assassino do Czar", de Karen Shakhnazarov conta a verdadeira história sobre o assassinato da família imperial russa Foto: divulgação

Diretora participa de mesa redonda em festival de cinema russo que contará ainda com historiadora de cinema Elena Plakhova e crítico Andrêi Plakhov.

O Rio de Janeiro receberá, de 3 a 13 de fevereiro, a Mostra de Cinema Russo Contemporâneo. Realizada na Caixa Cultural, a exibição trará 16 filmes representativos do período da perestroika e da produção dos últimos 20 anos do país.

Na seleção há filmes relevantes para a história do cinema russo e do próprio país, como "Penitência", de Tengiz Abuladze, considerado marco da perestroika nas artes visuais; "Garota Internacional", de Piotr Todoróvski, um dos primeiros a abordar o tema da prostituição na União Soviética; "O assassino do Czar", de Karen Shakhnazarov, que conta a verdadeira história sobre o assassinato da família imperial russa; e "O Sol Enganador", de Nikita Mikhalkov, vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro em 1994.

"Entropia" Foto: divulgação

Mas a cereja do bolo serão os convidados do evento. Na abertura, haverá mesa redonda com a participação da historiadora de cinema da Rússia Elena Plakhova, da cineasta Maria Saakian, do crítico Andrêi Plakhov e do jornalista Irineu Perpétuo, além do curador da mostra, Luiz Gustavo Carvalho. 

Já no dia 4 de fevereiro, às 17h30, Elena Plakhova e a diretora-executiva da mostra, Maria Vragova, falam sobre o filme "Assa", de Serguêi Soloviov, que será exibido em seguida. E, no dia 5, a cineasta Maria Saakian comenta seu filme "Farol", às 18h15. Todas as sessões comentadas têm entrada franca. 

O filme "Assa", de Serguêi Soloviov Foto: divulgação

“O cinema russo foi, com certeza, sempre um dos mais expressivos do mundo e o país contribuiu de maneira singular para o desenvolvimento da sétima arte no século 20, por meio de filmes de realizadores como Serguêi Eisenstein, Andrêi Tarkóvski e Aleksander Sokurov, que são conhecidos internacionalmente", diz o curador da mostra, Luiz Gustavo Carvalho.

"Interdevotchka" Foto: divulgação

"Já o cinema russo atual e os realizadores responsáveis pela continuação desta grande escola são, ao contrário, desconhecidos de grande parte do público. A mostra de cinema russo contemporâneo tem o objetivo de proporcionar a mudança dessa situação, apresentando ao público brasileiro alguns dos melhores exemplos do cinema russo após a queda da União Soviética”, completa.

A programação completa da mostra pode ser encontrada aqui.

 

Confira outros destaques da Gazeta Russa na nossa página no Facebook

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies