'Eles ficam me assistindo cozinhar', conta chef do Kremlin

"Para recepções oficiais, cada produto é testado. Dois dias antes de um banquete, eu preciso apresentar o peixe e a carne que serão servidos e, um dia antes, os legumes e as frutas" Foto: restorate.ru

"Para recepções oficiais, cada produto é testado. Dois dias antes de um banquete, eu preciso apresentar o peixe e a carne que serão servidos e, um dia antes, os legumes e as frutas" Foto: restorate.ru

Konstantin Makrídin conta como é comandar o maior 'complexo de produção' de pratos prontos do país e os cuidados por que passam suas criações.

Para além do sabor, o chef de cozinha Konstantin Makridin tem que obedecer uma série de regras ao elaborar seus pratos. Isso porque tudo o que sai da sua cozinha entra na boca dos principais políticos e formadores de opinião do país. Makrídin é o chef de cozinha do Kremlin, e responsável pela alimentação dos integrantes da Administração Presidencial russa. Ele conta como é seu dia a dia e quais os cuidados que precisa ter ao executar seu trabalho:

Por que você decidiu se tornar chef?

Acabei não concluindo o ensino médio comum, e ingressei na escola profissionalizante da Academia de Plekhánovskaia, onde me graduei no ano 2000.

Ganhei bastante experiência ao trabalhar com italianos do restaurante do hotel Kosmos. O hotel teve seu tempo de glória, mas, quando trabalhei lá, mais parecia uma fábrica, com poucos serviços oferecidos e um cronograma apertado. No buffet de café da manhã, com toda a comida exposta em bandejas de ferro, podíamos ter entre 2,5 mil e 3 mil pessoas.

Em seguida, trabalhei no hotel Renaissance Monarch Centre. Mas, depois de alguns anos no ali, entendi que era preciso seguir em frente. Foi quando me ofereceram o trabalho no complexo de produção do Kremlin.

'Complexo de produção' é algo que soa intimidante.

Mas é realmente um complexo de produção. E é o maior da Rússia destinado à alimentação pública, empregando mais de 600 pessoas. Você pode imaginar quantas pessoas alimentamos? Estamos falando do Teatro Bolshoi e da [rua para pedestres onde se localiza o prédio da Administração Presidencial] Stáraia Ploschad, onde se alimentam os integrantes da administração presidencial.

E como é realizado o controle de segurança?

É complicado. Há uma categoria de produtos que nunca posso usar, como nozes, mel ou cogumelos brancos, que são proibidos. Eu adoro esses ingredientes, mas não posso incluí-los no cardápio de nenhuma recepção, porque eles podem conter agentes cancerígenos, radiação etc.

Para recepções oficiais, cada produto é testado. Dois dias antes de um banquete, eu preciso apresentar o peixe e a carne que serão servidos e, um dia antes, os legumes e as frutas. Ou seja, antes de cada recepção os médicos do Serviço Federal de Segurança levam uma amostra de cada produto para análise. Se alguma coisa não passa no teste, eu tenho que providenciar a substituição em caráter de urgência. Eles também ficam sentados na cozinha assistindo enquanto eu cozinho.

E quanto às normas de preparo? Eu sei que, na Europa, a carne pode ser preparada a temperaturas mais baixas do que as exigidas aqui...

Em qualquer hotel europeu, a temperatura de preparo de um steak, se nos referirmos ao grau de cozimento medium rare [um pouco mal passado, quase ao ponto], é de 50 a 55 graus Celsius. No caso do medium [ao ponto], é de 60 graus Celsius.

Para os nossos padrões, isso é inadmissível. Isso porque nossos médicos mais velhos dizem que a carne tem sangue e não está bem cozida. Mas é exatamente assim que se come o verdadeiro steak!

Temos nossa própria médica, e os padrões dela são a regra. É claro que, às vezes, nós discutimos por causa da carne. Ela olha e diz: “Você não cozinhou direito a vitela de novo!”. E eu respondo: “Liubov Ivánovna, se eu cozinhá-la mais, ela ficará intragável".

Nós fazemos o sous vide, isto é, o cozimento a baixas temperaturas a vácuo. Com a temperatura baixa a fibra muscular não é reduzida drasticamente, mas cozida muito lentamente, de forma branda.

Você busca receitas russas antigas para surpreender as visitas nas recepções?

É claro que sim! Mas, no final das contas, raramente faço. A gente sempre viaja pela Rússia. No ano passado estive em Kazan, Sôtchi e Astracã suprindo os jornalistas. Uma das maneiras de nos prepararmos foi  estudando o paladar de Astracã antes de elaborar o cardápio. O [tipo de esturjão da região] Acipenser goza de popularidade lá, então teve, obrigatoriamente, que fazer parte do cardápio. Da mesma maneira aconteceu com queijos ou legumes locais. Os pratos, porém, tinham que ser sofisticados. 

E o que você sugere como aperitivo para acompanhar a vodca, por exemplo?

Ninguém inventou ainda nada melhor que arenque no pão [de centeio tradicional russo] "borodino", pepino em conserva ou panquecas com caviar. Quando estive na França ministrando uma master class, por exemplo, preparei pepinos em salmoura suave. Para isso precisei levar comigo endro e folhas de groselha. Isso não se encontra em Paris.

Você pretende participar de algum evento gastronômico internacional em um futuro próximo?

Sim, recebi algumas propostas e estou analisando. Recentemente, fui convidado para um encontro do Club des Chefs des Chefs, o clube dos chefes de cozinha dos chefes de Estado. Fui inscrito nesse evento como chefe de cozinha do presidente Pútin, mas não sou eu o cozinheiro particular dele. Pútin tem uma pessoa para essa função, cozinho para ele apenas em grandes recepções.

Você tem preferência pela cozinha de algum país?

Sim, pela do Azerbaijão e da Geórgia, que têm um sabor intenso. Ninguém cozinha como eles. Uma vez, vi como um boxeador georgiano ficou sovando a massa para fazer [os pasteizinhos cozidos recheados] khinkáli... Ele gastou uma tremenda energia, que esforço!

Quando conversei com os georgianos sobre especiarias, perguntei o que eles usavam. Eles responderam: "Alho, coentro e um tempero que não sabemos como se chama em russo, o chamchure". Vasculhei toda a internet e, afinal, descobri que o chamchure é feito de uma hortaliça, o fenacho, que cresce em uma determinada região da Geórgia e dá o toque especial dos pratos da região. É esse tipo de originalidade que eu adoro e valorizo.

 

Publicado originalmente pela Interview Russia

 

Confira outros destaques da Gazeta Russa na nossa página no Facebook

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies