Embaixada do Brasil em Moscou fez homenagem a César Guerra-Peixe

As obras de César Guerra-Peixe podem ser ouvidas em muitos filmes brasileiros Foto: wikipedia.org

As obras de César Guerra-Peixe podem ser ouvidas em muitos filmes brasileiros Foto: wikipedia.org

Em apresentação no dia 4, a banda russa RusQuartet interpretou obra do compositor brasileiro.

Na semana passada, a Embaixada do Brasil em Moscou sediou uma noite de música brasileira comandada pela banda russa RusQuartet. O evento celebrou o 100º aniversário do nascimento do compositor brasileiro César Guerra-Peixe, falecido em 1993.

Segundo a líder do quarteto, Anna Iantchíchina, para a apresentação “foi escolhido o Quarteto de Cordas nº1 de Guerra-Peixe, escrito pelo compositor em 1947, mas pouco tocado até mesmo na terra natal do autor”.

As obras do compositor brasileiro passarão a fazer parte do repertório permanente do RusQuartet Foto: divulgação

“Quando você toca essa obra”, diz Iantchíchina, “é como se conseguisse ver literalmente toda a beleza e exuberância da natureza brasileira. Acho que espectadores tiveram exatamente essa sensação, tal é a exatidão e precisão com que Guerra-Peixe transmite imagens do Brasil pelos sons”.

As obras do compositor brasileiro passarão a fazer parte do repertório permanente do RusQuartet, que promete apresentar ao público em um futuro próximo todos os seis Quartetos de Cordas do compositor brasileiro.

A apresentação da semana passada contou com a presença do Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário do Brasil junto à Federação Russa, Antônio José Vallim Guerreiro, estudantes, brasileiros que trabalham em Moscou e outros representantes da sociedade moscovita.

Guerra-Peixe na Rússia

As obras de César Guerra-Peixe podem ser ouvidas em muitos filmes brasileiros, como “Amor e traição” (1974), “O Diabo Mora no Sangue” (1968) e “Soledade” (1976). Alguns deles chegaram, inclusive, às telonas de Moscou e São Petersburgo.

Porém, muito antes disso, em 1956, a Orquestra Sinfônica de São Paulo, sob a direção do maestro Eduardo de Guarnieri, se apresentou em Moscou, Leningrado, Odessa e Kiev. No repertório constava a Suíte Sinfônica nº1, cujo compositor foi Guerra-Peixe. Um ano depois, o maestro Guarnieri viria a gravar essa obra em disco, mas já com a Orquestra Sinfônica de Moscou. O disco foi posteriormente lançado no Brasil.

 

Confira outros destaques da Gazeta Russa na nossa página no Facebook

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies