Papánin, o primeiro herói do Ártico

Papánin: “Aquilo que alcançou o país do socialismo não será para mais ninguém” Foto: wikipedia.org

Papánin: “Aquilo que alcançou o país do socialismo não será para mais ninguém” Foto: wikipedia.org

Neste mês passado foi celebrado o 120º aniversário do nascimento do primeiro explorador do Ártico, Ivan Papánin. Herói da União Soviética e comunista convicto, explorador passou 274 dias sobre um bloco de gelo flutuante.

Em 1937, Ivan Papánin dirigiu uma estação flutuante – a primeira do mundo – pelo Polo Norte. Durante sua expedição, que durou 274 dias, o explorador recolheu um material único do ecossistema no Oceano Ártico. Reza a lenda, porém, que Papánin teve não só que escapar de situações difíceis, como tornou-se um mestre diante de emergências.

Certo dia, seus companheiros precisaram de álcool para conservar distintas amostras da fauna e flora oceânica. Mas no bloco de gelo havia apenas conhaque, ainda que um barril cheio. Papánin construiu então um aparelho para destilar o conhaque e dele extrair a necessária quantidade de álcool. O conhaque que restou serviu para comemorar o final da expedição, quando o bloco de gelo começou a derreter e os exploradores tiveram que retirar.

Nascido em 26 de novembro de 1894, na Crimeia, Papánin vinha de uma família simples e não tinha diploma de curso superior. Mesmo assim, recebeu o título de doutor em Geografia pelo modo como chefiou a expedição. Stálin também demonstrava extrema confiança “nesse homem do povo” e comunista confesso.

Na expedição de Papánin estavam presentes também os cientistas Ernest Krenkel, Evguêni Feódorov e Piotr Chirchov, além do cachorro Vessioli (Alegre, em russo). “Avançavam, avançavam os quebra-gelos, atravessando o oceano. Ia em um deles o cão Vessioli”, cantavam as crianças na URSS, sobre a popular figura do cão.

No final de janeiro de 1938, o bloco de gelo que sustentava Papánin e sua equipe se quebrou durante uma tempestade de seis dias, no mar de Groenlândia. Duas bases e o armazém técnico se separaram do bloco. Os exploradores ficaram sobre um pedaço de gelo com 200 metros de extensão e acabaram sendo salvos pelos quebra-gelos “Taimir” e “Murman”.

“Abandonando o gelo flutuante, deixamos nele a bandeira da União Soviética, o que significa que aquilo que alcançou o país do socialismo não será para mais ninguém!”, disse Papánin, após voltar à terra firme. Depois da expedição, o explorador continuou servindo a pátria.

Na Grande Guerra Patriótica, Papánin comandou a defesa do porto de Murmansk, no norte da Rússia. Apesar de os bombardeios alemães não deixarem pedra sobre pedra da cidade, o inimigo não conseguiu penetrar no porto, onde chegavam cargas estrategicamente importantes da Inglaterra e dos EUA. Em 1943, Papánin foi promovido a contra-almirante.

O primeiro explorador soviético do Ártico só veio a falecer em 1986. O cineasta Iúri Sálnikov, que estivera com Papánin pouco antes de sua morte, relatou que o herói da União Soviética, então com 90 anos, o agarrou subitamente pelo casaco e exclamou: “Que vontade tenho de viver!”.

Anos depois, seu nome foi emprestado a um cabo da península de Taimir, a montanhas na Antártida, a um monte subaquático do Pacífico e ao Instituto de Biologia das Águas Interiores da Academia de Ciências da Rússia, bem com a ruas de muitas cidades do país. Assim, Papánin pôde continuar vivo na memória de seus admiradores.

 

Confira outros destaques da Gazeta Russa na nossa página no Facebook

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies