Panqueca de abóbora para chamar o verão

Com longa tradição na Rússia, panquecas marcam o início da primavera no país Foto: Anna Kharzeeva

Com longa tradição na Rússia, panquecas marcam o início da primavera no país Foto: Anna Kharzeeva

Se na Rússia celebra-se o retorno do Sol com panquecas, no Brasil não faltarão dias para testar esta receita. Confira o passo a passo abaixo.

Dezembro já está à nossa porta. Enquanto o verão começa a dar as caras no Brasil, Moscou volta aos dias frias, cinzentos, chuvosos e cada vez mais curtos. Mas nem tudo é assim diferente entre nós.

Tanto em russo, como em português, a palavra receita é utilizada não só na culinária, mas também como um sinônimo para prescrição médica. E isso se aplica perfeitamente à receita de panqueca de abóbora – uma verdadeira para cura para depressão e preguiça em qualquer estação.

As panquecas são uma longa tradição na Rússia. Redondinhas, quentes e levemente douradas, lembram os russos do sol, e, por isso, fazem parte do Maslenitsa – um feriado pagão para dar boas-vindas à primavera, durante o qual consome-se panqueca sem parar por uma semana.

No período soviético, o Maslenitsa era silenciosamente celebrado dentro de apartamentos, mas nada se compara à festa nos dias de hoje.

Minha avó recorda-se sempre de quando todos os moscovitas tiveram que evacuar a capital rumo ao interior, durante a Segunda Guerra Mundial. O grupo em que estava parou na casa de alguém em uma vila, e a anfitriã fez um monte de panquecas de trigo. “Ainda lembro que ela serviu as panquecas com manteiga derretida, derramada sobre as panquecas – estava delicioso.”

A capacidade de comer panquecas ao montes chega a ser motivo de orgulho entre alguns russos. Posso até ouvir alguém de uma cidadezinha russa dizendo: “Eu não me orgulho de muita coisa, mas sei bem como mandar algumas dúzias de panquecas para dentro”. Tchekhov até escreveu um conto em que um homem francês pensa que o russo perto dele estava tentando cometer suicídio ao comer tantas panquecas, enquanto este estava apenas curtindo seu aperitivo.

Para provar minha identidade russa, devorei minhas panquecas de abóbora em algumas horas – tirando as três que o marido abocanhou. Elas ficam ainda mais saborosas se acrescentar canela.

Panqueca de abóbora

Ingredientes

1 quilo de abóbora (descascada e cortada em cubos)

1 litro de leite

15g  de fermento

3 ovos

2-2 ½ xícaras de farinha

1 colher de sopa de óleo

½ xícara de açúcar

Pitada de sal

Modo de preparo

Cozinhe a abóbora até que fique macia. Com a ajuda de um espremedor, faça um purê com a abóbora cozinha. Despeje o purê de abóbora em 1 litro de leite e esquente em fogo médio. Acrescente 15g de fermento e 3 ovos, mexendo sem parar. Adicione 2-2 ½ xícaras de farinha até que a massa atinja a consistência certa. Coloque a massa em um lugar quente e deixe descansar por duas horas. Em seguida, adicione o óleo, ½ xícara de açúcar e uma pitada de sal. Novamente deixe a massa descansar em um lugar quente até que cresça. Depois, basta abrir a massa e preparar as panquecas em uma frigideira.

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies