Nostalgia dá as caras no cinema russo

As pessoas estão procurando apoio no passado. E nos filmes o passado tem uma aparência boa Foto: RIA Nóvosti

As pessoas estão procurando apoio no passado. E nos filmes o passado tem uma aparência boa Foto: RIA Nóvosti

De onde vem a nostalgia por antigos filmes soviéticos na Rússia? A Gazeta Russa tentou analisar.

Os seriados russos mais populares hoje em dia são aqueles que se passam na época soviética: “O Caso da Mercearia Número 1", filme que conta a história do diretor do grande mercado Eliseevski, na rua Górki ( hoje em dia, essa rua central de Moscou recebeu de volta seu nome antigo: Tverskáia); “Furtseva”, em homenagem ao ministro da Cultura na época soviética; “Galina”, em homenagem à filha de Leonid Brejnev, o secretário-geral da URSS, e "Marechal Zhukov", em tributo ao maior comandante militar soviético.  Cada vez aparecem mais séries de TV sobre os acontecimentos daquela época.

Mas os filmes de longa-metragem também não foram esquecidos. Os antigos, como "Amor e Pombos", "Moscou não Acredita em Lágrimas" e "A Ironia do Destino”, exibidos por muitos anos seguidos na véspera de Ano-Novo, continuam a ter uma grande audiência televisiva.

Qual é o segredo? O famoso diretor Aleksandr Mitta, autor de títulos da época, como "Tripulação" e "Brilhe, Brilhe, Minha Estrela", explica esse fenômeno:

“As pessoas estão procurando apoio no passado. E nos filmes o passado tem uma aparência boa. Isso é correto, o povo tem de ter, se não orgulho, pelo menos respeito pelo passado. Ao mesmo tempo, por exemplo, a estagnação de Brejnev foi vista por muitas pessoas como um período positivo. Empresas funcionavam, havia sempre uma comida simples e um pequeno salário que sempre era garantido. Ainda estão vivas as lembranças daquele período que para alguns era terrível devido à falta de liberdades. Mas a grande maioria das pessoas não precisa de liberdades, a vida tranquila é mais importante: criar a família, educar os filhos etc. O cinema fala sobre esse tipo de passado. É por isso que esse tipo de cinema é tão atraente hoje em dia.”

“Remakes” e fantasias

O interesse pelo cinema soviético está sendo usado pelos produtores. Filmes soviéticos antigos em preto e branco começaram a se colorizados, tecnologia de bastante cara e demorada. Entre os que passaram pelo processo estão "Primavera na Rua Zarechnaia", "Três Choupos na Pliushchikha", “Meninos Alegres” (Jolly Fellows), "Cinderela", a série de TV "Dezessete Momentos da Primavera", entre outros.

Outra forma de aproveitar o interesse pelo cinema soviético são os “remakes” e continuações. Basicamente, são escolhidas comédias, como “Romance Burocrático", sobre a história de amor de uma chefe com vida pessoal mal sucedida, apelidada de "Mimra", e seu subordinado, um homem solitário com dois filhos. Ou "Gentlemen de Fortuna”, a história de um professor de jardim de infância muito parecido com o famoso "ladrão dentro da lei” (“Vor v zakone”), que juntamente com seus companheiros estava procurando um tesouro escondido. Foi filmada até mesmo a continuação do filme "A Ironia do Destino", a fim de mostrá-lo  na véspera de Ano-Novo.

Foi filmada também uma nova versão de “Meninos Alegres", comédia musical em que na época participaram as celebridades soviéticas Liubov Orlova e Grigóri Aleksandrov (foram eles que trouxeram de Hollywood a nova técnica e estilo da produção cinematográfica para a União Soviética). No entanto, de acordo com os próprios produtores cinematográficos, “Meninos Alegres 2014” não foi uma versão muito bem sucedida.

Outra novidade é adquirir os direitos do enredo de um filme ou de outra obra soviética para usá-lo em um filme novo. Assim aconteceu com a peça do dramaturgo soviético Aleksander Volodin "Não Largue seus Amados”. Com base nesse filme a diretora Oksana Bichkova filmou “Mais um Ano”, enchendo sua obra com heróis jovens modernos, que trabalham em um escritório ultramoderno. De Volodin sobrou apenas o esboço geral. De acordo com a diretora, ela fez o filme para os jovens atuais.

Reencarnação do passado

Os direitos para a maioria dos filmes soviéticos são mantidos no Fundo de Cinema de Estado da Federação da Rússia, logo pode-se esperar muitas refilmagens. Seu lançamento não vai demorar muito. Vasili Shilnikov, diretor-geral adjunto do Fundo de Cinema de Estado dos Direitos de Autor e Direitos Conexos, disse:

“Definitivamente vale a pena fazer filmes novos com base em cenários antigos e criar novos espetáculos teatrais com base em peças de épocas passadas. Tendo em conta que a nova geração de espectadores não entende nem o cinematógrafo preto e branco, nem os efeitos sonoros do cinema antigo, os ‘remakes’ são necessários para mostrar valores eternos ao espectador moderno.”

Nos anos 60 e 70 foi filmado um número grande  de obras-primas. Não é preciso melhorar o seu conteúdo, mas se pode tentar modernizar sua forma com o uso de novas tecnologias. Por que não? Outra coisa que os diretores responsáveis por “remakes” de obras clássicas devem entender: é mais provável que a comparação não seja a seu favor. 

 

Confira outros destaques da Gazeta Russa na nossa página no Facebook

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies