Creme azedo, um clássico da mesa russa

É muito fácil fazer creme azedo, a única dificuldade é você ter de usar leite ou creme não pasteurizado Foto: wikipedia.org

É muito fácil fazer creme azedo, a única dificuldade é você ter de usar leite ou creme não pasteurizado Foto: wikipedia.org

O creme azedo tem lugar até mesmo na literatura russa e foi mencionado por Gógol e Tolstói em algumas descrições de banquetes.

Creme azedo, ou “smetana” em russo, é um dos ingredientes mais importantes da culinária russa. É um iogurte pastoso e, como sugere o nome, feito de creme ou de leite.

Na Rússia, é possível encontrar sopas, panquecas, saladas, sobremesas, batatas, “vareniki” (massa recheada cozida) e pães feitos de creme azedo –ele está em todos os lugares. No entanto, a afeição do russo não se dá só pelo creme azedo, mas praticamente por todo e qualquer laticínio.

A Rússia tem uma enorme gama de laticínios, principalmente bebidas, que não podem sequer ser traduzidas para o português e que a maioria dos não russos acha estranhas e desnecessárias, mas sem as quais os russos não conseguem viver e das quais sentem muita falta quando moram longe por muito tempo.

O creme azedo tem lugar até mesmo na literatura russa e foi mencionado por Gógol e Tolstói em algumas descrições de banquetes. Um personagem de um famoso livro infantil disse: “Eu amo a minha avó... e creme azedo!”. Pode-se dizer que o amor começa cedo.

Quanto ao país, tenho certeza de que esse amor começou cedo. Em um país sem muitas fontes de vitaminas naturais (tradicionalmente raízes vegetais, frutas silvestres e maçãs no verão) foi necessário usar tudo o que estava disponível. E em uma época em que ainda não existia geladeira, é possível que logo tenham descoberto formas de usar leite fermentado –com o mesmo produto que se faz creme azedo, é possível fazer queijo cottage e também usar o líquido restante como ingrediente para fazer panquecas.

Produção

É muito fácil fazer creme azedo, a única dificuldade é você ter de usar leite ou creme não pasteurizado. Coloque creme de leite integral (3% ou 6% de gordura) em um jarro de vidro, adicione uma colher de iogurte ou alguma bactéria de iogurte, cubra com morim (pano de coalho) e deixe em um lugar com temperatura ambiente de um dia para o outro. Se você tiver usado leite, retire a parte de cima do creme –este é o creme azedo.

Você pode manter na geladeira por alguns dias. Se você tiver usado creme, então o conteúdo todo terá se tornado creme azedo.

Cozinhe algumas batatas, cubra-as com creme azedo, sal e algumas ervas frescas e “priiatnovo appetita”!

Quer receber as principais notícias sobre a Rússia em seu e-mail? 
Clique aqui para assinar nossa newsletter.

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Leia mais

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies