Quitute para toda hora e qualquer estação

Rápidas de preparar, essas panquecas russas são também muito versáteis Foto: Lori / Legion Media

Rápidas de preparar, essas panquecas russas são também muito versáteis Foto: Lori / Legion Media

Panquecas de vegetais russas, conhecidas como oladi, podem compor tanto um saboroso café da manhã, como um lanche rápido à tarde.

Acho que não é segredo algum que os russos adoram panquecas. Nessa categoria, há dois tipos principais no país: blíni, as panquecas grossas à base de levedura; e blinchiki, aqueles fininhas que se parecem com crepes. Elas são adoradas por quase todos, e minha avó fica muito chateada quando eu confundo os nomes.

Mas os russos também veneram outro tipo de panqueca: as oladi, que são semelhantes em conceito a blíni, mas gosto muito diferente. A massa é mais espessa e densa, e são geralmente feitas com abobrinha, abóbora ou maçãs, além do acréscimo de bicarbonato de sódio para conferir uma textura mais fofa.

Oladi pode ser uma excelente escolha para o café da manhã ou um lanche à tarde. Ficam ainda mais gostosas quando servidas frias com sour cream (ou coalhada seca) e iogurte natural. É, portanto, perfeita para o Brasil, onde os dias de calor superam os de frio - embora também sejam muito bem-vindas no inverno. A grande maravilha das oladi é que levam muito pouco tempo para preparar e dão liberdade para brincar com especiarias e até ingredientes extras.

Antes de cozinhá-las, basta se certificar de que a massa tem uma espessura e consistência firme, como uma coalhada. A abobrinha por si só me parece um pouco insossa, por isso, gosto de acrescentar um pouco de pimenta ou canela para dar mais sabor. Acho que também cairia muito bem com um pouco do molho grego à base de iogurte e pepino chamado tsatziki.

Ingredientes:

1 abobrinha

7-10 colheres de sopa de farinha (dependendo da textura desejada)

Sal

Especiarias a gosto

2 ovos

1 colher de chá de bicarbonato de sódio

Coalhada fresca ou iogurte natural para servir

Modo de preparo:

1. Bata os ovos com sal.

2. Gratine a abobrinha picada, esprema o excesso de líquido, e adicione à mistura de ovos e sal.

3. Acrescente a farinha e o bicarbonato de sódio à mistura.

4. Coloque um pouco de óleo em uma frigideira e deixe em fogo alto. Comece a fritar as oladi em fogo alto por cerca de cinco minutos e, em seguida, reduza para fogo médio. Vire as panquecas e continue fritando por mais cinco minutos.

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies