Músicos russos e ucranianos cantam juntos contra a guerra

Declaração contra o conflito armado no leste ucraniano foi feita por artistas de Tcheliabinsk e da capital ucraniana Kiev em colaboração com Rudy Rotta, guitarrista italiano de blues.

A cidade russa de Tcheliabinsk sediou o lançamento do vídeo musical "As Mulheres Estão Cansadas de Dar Luz a Soldados", uma declaração contra o conflito armado no leste ucraniano criada por artistas de Tcheliabinsk e da capital ucraniana Kiev em colaboração com Rudy Rotta, guitarrista italiano de blues. Os cantores russos e ucranianos dividiram a letra da música, interpretando-a nos seus respectivos idiomas.

O projeto nasceu na época do verão russo, no auge do conflito militar em solo ucraniano, e foi apoiado por cerca de 300 pessoas, como as bandas Ariel e Bratia Enótovi, da região sul dos Montes Urais, pelo cantor e compositor Harry Ananasov, pela Revenko-Band, de Kiev, assim como por Rotta, que participou das gravações sem qualquer remuneração.

De acordo com informações da emissora de televisão Pérvi Oblastnoi Kanal, o vídeo foi gravado em Tcheliabinsk e na cidade italiana de Verona, contando com a colaboração de voluntários, inclusive dos refugiados do leste ucraniano, no momento residentes na unidade federativa de Tcheliabinsk.

Segundo Iúri Bogatenkov, autor da letra da música criada ainda em 1988, o projeto é uma manifestação contra a guerra no seu sentido mais amplo, que, portanto, não refere-se a nenhum conflito real.

"Lembro-me que na época em que a canção saiu do papel, acompanhávamos as notícias das crises militares na Armênia e em Nagorno-Karabakh", lembra o autor.

A sequência de imagens gravadas na Ucrânia reúnem-se com cenas cinematográficas que mostram crianças desenhando no asfalto com giz, músicos tocando guitarra com as paisagens urbanas no fundo e retratos das famílias feitos antes do início da guerra. Nas cenas finais, balões das cores das bandeiras ucraniana e russa partem para o céu.

Fonte: YouTube

"Não pensamos duas vezes quando recebemos dos nossos colegas de Tcheliabinsk um convite para a participação do projeto que abordava os assuntos de guerra e violência", contou Aleksêi Revenko, líder da Revenko-Band em entrevista à agência de informação Ural­Polit.Ru.

"Atualmente, há muitas mortes no leste ucraniano devido ao conflito, porém ninguém conhece uma maneira de terminar este pesadelo que causa tanta tristeza e dor. Precisamos encontrar uma maneira de chamar a atenção da sociedade para acabar com essa violência", acrescenta.

Pelo fim das agressões

Mikhail Veksel, responsável pela direção do vídeo, ressaltou a ausência de qualquer apelo político no conceito do projeto, com a exceção de um –impedir a continuação da agressão.

"Sou de nacionalidade ucraniana, tenho parentes em Kiev e na região de Zaporojie. Estou muito triste de observar o resultado positivo das ações alheias que visam criar inimizade entre os povos russo e ucraniano", explica Vadim Krasiuk, vocalista da banda Brátia Enótovi.

"O objetivo do nosso projeto é reunir as pessoas por meio da música. Estou muito feliz de ver os representantes das cidades de Tcheliabinsk e Kiev, sem falar do nosso amigo italiano, cantarem juntos. A arte vencerá a guerra."

A produção do vídeo iniciada em Tcheliabinsk em 29 de julho terminou no início de setembro em Verona, onde foi gravado o solo de guitarra de Rudy Rotta.


Publicado originalmente pelo Newsru.com

 

Confira outros destaques da Gazeta Russa na nossa página no Facebook

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies