Uma breve história do jeans na URSS

A marca mais famosa de jeans no final da URSS era Montana Foto: ITAR-TASS

A marca mais famosa de jeans no final da URSS era Montana Foto: ITAR-TASS

A calça jeans não era uma roupa qualquer para o povo soviético. Era um símbolo de liberdade e sucesso e foi colecionada e especulada. Houve quem fosse preso por ela.

A primeira calça jeans apareceu na URSS na década de 1950. O ano de 1957 pode ser considerado a data oficial do início da "febre do jeans”, quando Moscou sediou o Festival Internacional da Juventude e dos Estudantes. Foi naquela época que o povo soviético teve contato com o denim. Desde então, ela foi não apenas uma peça de roupa: começou a simbolizar tudo aquilo que não havia na União Soviética,  acima de tudo a liberdade. 

Você podia se vestir com qualquer coisa, mas se seu armário tivesse uma calça jeans, significava que você tinha sucesso na vida. O jeans foi combatido, proibido e usá-lo podia levar à expulsão da faculdade ou do trabalho. No entanto, essas medidas só despertaram o interesse.

Entre os primeiros a começar a usar a calça jeans estavam os marinheiros, filhos de diplomatas e pilotos. Eles traziam a novidade do exterior. Muitas vezes, tinham de fazer o transporte no próprio corpo, ao vestir  varias as calças jeans por baixo de outra calça folgada. Mais tarde a peça começou a se associar com a cultura hippie. Nela se colavam estampas, incorporavam-se triângulos de tecido e se fazia a calça em forma de boca de sino, que estava na moda naquela época.

Desbotada

O sinal não-oficial mais importante que distinguia o produto verdadeiro do falsificado era que a verdadeira calça jeans ficava desbotada com o tempo. Na hora de escolher uma calça jeans, sua qualidade podia ser verificada com um palito de fósforo molhado que se passava pelo tecido. Caso o palito ficasse azul, significava que  calça  jeans era verdadeira. Caso contrário, falsa. 

Foto: RIA Nóvosti

Na verdade, o denim era identificado não pelo corante ruim, mas por  fios pintados apenas do lado de fora e não do lado de dentro. É isso que causa os desbotamentos depois de muito tempo de uso. Quanto mais você usava a calça jeans mais valiosa ela ficava.  É claro que os jeans soviéticos não deixavam tinta em palitos de fósforo. As normas não permitiam o uso de corantes baratos. Mas os fabricantes clandestinos começaram a pintar o jeans com uma tinta que saía facilmente e também aprenderam a envelhecer a calça jeans com pedra-pome. 

Falsificadores 

Falsificadores foram os primeiros “tubarões do mercado livre" na URSS. A propaganda soviética os transformou nos principais inimigos do homem soviético. Por sua atividade eles podiam não só se tornar vítima do ostracismo social, como também ir para a cadeia. Para não ter problemas com a lei, muitas vezes um produto raro em vez de ser revendido era trocado por algo não menos raro.

A troca e o escambo não eram proibidos na União Soviética (ao contrário das operações de câmbio). Os clientes regulares conheciam os falsificadores pessoalmente, os próprios falsificadores também "vasculhavam" a multidão nos mercados, perto dos hotéis, estações de trens, procurando as pessoas ricas.

Em 1961, os falsificadores Rokotov e Faibishenko foram condenados à morte. Um dos pontos da acusação foi "especulação com calça jeans". Essa história tem sua continuação até hoje. Em memória deles, são produzidas as calças "Rokotov & Fainberg" nos Estados Unidos .

Calça jeans fervida

O principal motivo para ferver o jeans foi o déficit. Não havia produto de “marca” suficiente e vestir jeans soviético que nunca se desbotava para tornar-se parecido com o estrangeiro não tinha prestígio. A tecnologia de ferver é simples. O alvejante deixa marcas brancas.

Foto: RIA Nóvosti

Como fazê-lo:

1) Enrole a calça jeans e prenda-a com ligas de borracha e todos os tipos de clipes (não muito apertado e não muitas vezes para não deixar marcas demais);

2) Coloque alvejante em água morna mas não fervida (cerca de 1 xícara para 5 litros);

3) Coloque a calça jeans enrolada e deixe ferver por 15 a 20 minutos;

4) Enxague o recém-nascido "Varenki" várias vezes na água –e está pronto.

Use luvas e abra as janelas.

O culto 

A marca mais famosa de jeans no final da URSS era Montana. Essa etiqueta de fato existe na Alemanha (registrada em 1976), mas a origem do Montana soviético é questionada pelos historiadores da moda. Muito provavelmente ele foi costurado por falsificadores em algum lugar do sul da URSS e depois entrou no mercado. As características do Montana eram a rigidez e a dureza, essa calça literalmente poderia ser colocada em pé em um canto. Foram populares também as marcas  Levis, Wrangler e Lee.

Foto: Lori/ Legion Media

O preço não era barato, a partir de 100 rublos  (salário normal de engenheiro soviético). Aqueles que não tinham dinheiro suficiente para comprá-la podiam adquirir calças jeans indianas ou polonesas. A sua qualidade era diferente do produto de "marca", mas ao retirar etiqueta, os fashionistas se aproximavam  da calça de verdade.

Na década de 1980, começou a aparecer no mercado soviético as calças jeans Tver e Vereia, mas sua qualidade era baixa. Além de tudo, elas sequer eram costuradas com denim. Mas naquela época florescia o chamado "samostrok": em casa, os mestres hábeis podiam "fazer" de denim calças jeans parecidas com as de marca.

 

Publicado originalmente pela Russkáia Semiórka 

 

Confira outros destaques da Gazeta Russa na nossa página no Facebook

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies